Gestão inteligente

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 30/05/2020
Horário 04:15

O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena e, a partir do dia 1º de junho, teremos a “retomada consciente”. Desta vez o Estado foi dividido conforme as peculiaridades de cada região. A sensação é de que a solução poderia ter vindo antes, afinal hoje são 4,9 milhões de postos de trabalho a menos e o aumento do desemprego para mais 12% da população, mas como diz o ditado: antes tarde do que nunca.

Agora que a maioria dos municípios terá mais espaço para trabalhar, importante pensar nas estratégias para vender e conquistar o tão necessário lucro empresarial. O investidor Romero Rodrigues deixa uma dica de ouro: “seja apaixonado pelo problema do cliente e não pela sua solução, com a Covid-19 o problema do cliente pode ter mudado completamente e sua solução já não ser mais útil”. Rodrigues deixa claro que investidores continuam financiando novos negócios, principalmente aqueles que resolvem os novos problemas estão preparados profissionalmente e focam em mercados grandes.

O fato é que não está ruim para todo mundo, existem empresas em diferentes níveis de dificuldades e de oportunidades

Um outro dado importante é o apresentado por Eduardo Chedid, presidente da Elo cartões. O fato é que não está ruim para todo mundo, existem empresas em diferentes níveis de dificuldades e de oportunidades. Quando se avalia por setor, os supermercados, farmácias, material de construção e lojas de departamentos tiveram aumento de faturamento; vestuário e postos de gasolina tiveram quedas e ficaram abaixo da média; e outros setores como turismo, estacionamentos e garagens de carros caíram até 80%.

Desde o começo da quarentena há polêmicas sobre a necessidade de mudar a isolamento de horizontal para vertical. Com a quarentena inteligente e a retomada consciente, temos a grande oportunidade de ajudar na recuperação da economia, contudo os cuidados devem ser redobrados no combate à Covid-19. E lembre-se: da mesma forma que a realidade da doença é diferente conforme a região, a realidade econômica também é. Não é por uma empresa estar em crise que as outras estarão. Portanto, a quarentena inteligente deve refletir na gestão inteligente!

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também