H1N1 mata 7 pessoas em Prudente neste ano

Além dos óbitos, a infecção pelo vírus acometeu pelo menos outras 26 pessoas, que tiveram o diagnóstico positivo da doença

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 22/07/2016
Horário 10:48
 

O contágio pelo vírus H1N1 culminou na morte de sete pessoas em Presidente Prudente neste ano, conforme a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). Além dos óbitos, a infecção por Influenza A, causada pelo H1N1, acometeu pelo menos outras 26 pessoas na cidade, que tiveram o diagnóstico positivo da doença. A informação foi divulgada na tarde de ontem pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Segundo o órgão, desde o início do ano foram registrados 33 casos positivos da doença em Prudente. Deste montante, "sete pacientes não resistiram aos sintomas da patologia", atrelados "a outras comorbidades", e morreram.

Jornal O Imparcial Em Prudente, 64.981 pessoas garantiram a dose da vacina que imuniza contra a doença

A VEM não divulgou quando ocorreram as sete mortes, porém, as primeiras suspeitas de óbito pela doença surgiram entre os meses de março e abril na cidade. Em março, havia apenas a confirmação de três casos positivos da Influenza A (H1N1), além de outros dez exames que aguardavam resultados laboratoriais. Já no mês seguinte, época em que as temperaturas começaram a cair, apareceram pelo menos quatro mortes suspeitas da doença no município.

As mortes registradas em Prudente entram para as estatísticas estaduais. Isso porque, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano, até 27 de junho, foram notificados 3.142 casos da chamada SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) atribuíveis ao vírus Influenza, causador de gripes, e 554 óbitos. Deste total, foram relacionados ao vírus A (H1N1) 2.803 casos e 517 óbitos.

 

Doses da vacina

Com a confirmação das sete mortes por infecção pelo H1N1, deve aumentar nos próximos dias a procura pela vacina que protege contra o vírus. Com isso, embora a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe tenha terminado em meados de junho, a VEM relata que as doses da vacina ainda permanecem disponíveis à população prioritária. Grupo que é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos e pacientes com doenças crônicas. A dose pode ser encontrada nas unidades de saúde que contam com sala de vacinação, conforme o órgão.

 

Imunizados

Em Prudente, 64.981 pessoas garantiram a dose da vacina que imuniza contra a doença desde o início da campanha, relata a Vigilância Epidemiológica. Por sua vez, em todo o Estado, "11,7 milhões de doses da vacina contra a gripe foram aplicadas". Entre os grupos prioritários, "a cobertura vacinal foi de 98,6%, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era vacinar cerca de 80% do público-alvo", expõe a pasta da Saúde, por meio de nota de sua Assessoria de Imprensa.

 
Publicidade

Veja também