Hábitos saudáveis geram vida saudável

EDITORIAL -

Data 03/04/2021
Horário 04:15

Assim como é sabido que o uso das máscaras é um dos principais meios de prevenir a contaminação e, consequentemente, a propagação do novo coronavírus, também deveria ser comum as pessoas saberem que tal EPI (Equipamento de Proteção Individual) deve ser descartado cor-re-ta-men-te. Ocorre que, infelizmente, assim como com os descartáveis do lixo comum de cada residência ou estabelecimento comercial, as máscaras e demais itens que fazem parte, digamos assim, do “kit de proteção” contra esse mortal vírus, estão sendo encontrados nos cantinhos de calçadas, soltos em lixeiras de locais públicos, em lagos, rios e mar... 
Ou seja, certas pessoas continuam cegas e surdas para a realidade do mundo! Ignoram o distanciamento social. Mesmo que não se tenha os mesmos conhecimentos de médicos, estudiosos ou cientistas, não é possível que não tenha o entendimento mínimo do poder que o coronavírus tem. Embora, chega a ser inacreditável, mas existem pessoas que não se importam nem mesmo em lavar as mãos após usar o banheiro. Imagine se esta pessoa neste momento vai se preocupar em qual a forma correta de jogar fora as suas máscaras, não é mesmo? Provavelmente ela nem lave a máscara dela.
Pois bem, observando isso por várias vezes, foi publicada no Diário Oficial do Município, de Presidente Prudente, a Lei 10.393/2021, de autoria da vereadora Miriam Brandão Ribeiro (Patriota), que proíbe que este item e demais EPIs usados para combater a Covid-19 sejam “jogados ao léu”, de qualquer jeito e em qualquer lugar. 
Sabe quando pessoas conscientes embalam vidro quebrado em jornais, envolvem em papelão, passam fita adesiva até envolver totalmente, depois colocam em sacos de lixo e nele colam um bilhete ao coletor dizendo: “Cuidado, contém vido”? Pois bem, é isso que deve ser feito com as máscaras e demais itens de proteção. O identifique com uma fitinha vermelha e um bilhetinho. Acredite, o trabalhador agradece!
Muitos acreditavam numa Terceira Guerra Mundial bélica. Ela não chegou, mas no final de 2019 teve início uma guerra viral qual estamos bem no centro dela. Uma guerra em que o adversário é invisível e pode ultrapassar barricadas, não morre com balas, fuzis ou misseis!
Então, enquanto cientistas lutam para atingirem a máxima eficácia em uma ou mais vacinas, façamos nossa parte. Precisamos proteger a nós mesmos, aos nossos e a todos os outros que estão ao nosso redor. Procure conhecer os fatos. Ouça e pratique os conselhos das autoridadesde saúde. Lave suas mãos frequentemente com água e sabão. Tenha sempre o amigo álcool em gel. Mantenha uma distância segura das pessoas. Não toque nos olhos, no nariz ou na boca. Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar. Se estiver indisposto, com febre, tosse e dificuldade para respirar, procure uma unidade de saúde!
 

Publicidade

Veja também