Haverá outras festas de Natal... vida só temos uma!

EDITORIAL -

Data 11/12/2020
Horário 04:15

Faltam duas semanas para o Natal. Nesta mesma época, no ano passado, o cenário era outro. Todo mundo eufórico se preparando para os dias de festa, comprando a roupa da moda, escolhendo os presentes da garotada, arrumando as malas para viajar, visitar o parente de longe que há muito tempo não via, reunindo os amigos nas tão aguardadas confraternizações. As crianças, já de férias, no colo do Papai Noel, encantadas com a decoração natalina dos shoppings. 
Hoje o mundo é outro, vivemos em alerta. As crianças, por incrível que pareça, estão com saudade da escola. Muitos tiveram que se adaptar ao home office e quem se arrisca a sair de casa, seja por necessidade, ou porque não está nem aí pra situação, só pode se for de máscara, mantendo o distanciamento social e fazendo o uso de álcool em gel. Planos adiados, sonhos interrompidos, muitas vidas se foram e continuam indo. 
Quando chegou a virada, com os tradicionais votos de feliz ano novo, ninguém sabia o que estava por vir, o quanto 2020 seria difícil, triste, assustador. O ano está quase terminando. E o novo coronavírus continua fazendo vítimas mundo afora. Já são mais de 69,1 milhões de casos, sendo 6,7 milhões aqui no Brasil. E muita gente não está nem aí. 
A proximidade das festas de fim de ano - que tradicionalmente envolvem muitas viagens, festas longas e reuniões com grande número de pessoas - tem colocado as autoridades de saúde em alerta para picos futuros da doença. 
Em Presidente Prudente, conforme noticiado aqui nesta semana, três dos quatro hospitais da cidade estavam no domingo com todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados. Na quarta-feira, o município também bateu o recorde no número de internações, com 76 moradores hospitalizados. Agora, como a doença já se espalhou praticamente por todos os municípios do país, com a sincronização das duas curvas e sem os hospitais de campanha e leitos adicionais criados para a Covid-19, a situação pode ser ainda mais grave. Falta consciência e responsabilidade.
O que vemos são pessoas fazendo festas escondidas, ou até mesmo se reunindo e postando fotos nas redes sociais, como se nada estivesse acontecendo. Não é hora de aglomerar, não é hora de sair, nem de festejar. Natal tem todo ano, a vida, porém, é uma só. Não faltarão oportunidades para aproveitar. Estamos cansados, esgotados emocionalmente... Mas é preciso esperar, ter fé e esperança, de que tudo vai passar... Na noite de Natal, aproveite para agradecer, principalmente por estar aqui!
 

Publicidade

Veja também