Homens, é momento de cuidar da saúde

EDITORIAL -

Data 04/11/2020
Horário 04:15

O final do ano é marcado por duas campanhas importantes de prevenção à saúde da mulher e do homem. Em outubro, o mês fica rosa como forma de conscientização contra o câncer de mama. Já em novembro, o rosa dá lugar para o azul, que alude ao alerta para o câncer de próstata. Independentemente do mês e da cor, o objetivo das duas mobilizações é um só: esclarecer à população, seja qual for o gênero, sobre a necessidade de voltar o olhar para a sua saúde e prevenir uma doença que, se não receber a atenção devida, pode evoluir silenciosamente.
De acordo com informações do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. O grupo mais afetado é o da terceira idade, considerando que aproximadamente 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. No entanto, é muito importante que, desde os 50 anos, este público já realize exames periódicos para a eventual detecção precoce do tumor, sendo esta a melhor forma de encontrá-lo em fase inicial e garantir chances mais bem-sucedidas de tratamento.
Por muito tempo, os exames rotineiros para descoberta do câncer de próstata permaneceram como um tabu entre os homens, o que contribuiu para afastá-los dos consultórios médicos. Entretanto, é importante enfatizar que cuidar de si é um gesto de amor próprio, muito maior do qualquer preconceito que possa existir e travar o diagnóstico e tratamento corretos.
No meio da correria do dia a dia, muitos homens acabam não dando a importância necessária para os cuidados com o seu bem-estar, contudo, é indispensável reservar um momento do ano para passar em um posto de saúde e agendar um check-up médico, com o objetivo de descobrir doenças já instaladas, não manifestadas ou apenas para se certificar de que tudo vai bem com a saúde.
Não há vergonha nenhuma em se preocupar consigo mesmo, tomar todos os cuidados para ampliar a expectativa de vida e, com isso, ter um dia a dia mais saudável, despreocupado e feliz. Que neste mês de novembro, informações sobre prevenção à saúde ganhem maior impulsionamento, a fim de garantir que mais homens se protejam e se amem!
 

Publicidade

Veja também