Hospital do Câncer: patrimônio da região

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2021
Horário 04:15

Somente quem luta ou já lutou contra um câncer, ou tem algum familiar ou amigo nesta situação, sabe a dor e a angústia que essa triste doença causa em todos à volta. Não bastasse a enfermidade em si, que já é sinônimo de desespero em um primeiro momento, as dificuldades começam, para muitas pessoas, em ter acesso ao diagnóstico médico. Isso porque, especialmente para quem depende do sistema público de saúde, a espera é longa para conseguir se consultar com um especialista, e é ainda mais morosa para conseguir realizar os exames necessários.
Depois de todo esse processo, com o diagnóstico em mãos, ainda é preciso passar por um oncologista, que indicará qual tipo de tratamento que o paciente deverá se submeter. Radioterapia? Quimioterapia? É caso cirúrgico? Mas, a batalha é longa....então, ainda é preciso conseguir uma vaga para realizar o tratamento adequado. Agora, imagina, para quem, muitas vezes, já debilitado pela doença, precisa recorrer a unidades de saúde fora de sua cidade, não raro, a muitos quilômetros de distância, para lutar pela vida em busca de sua cura.
E é neste sentido que o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) significa para os moradores da região muito mais do que uma unidade de saúde completa, dotada dos mais avançados equipamentos e do mais competente corpo clínico – grande parte disso graças ao empenho da comunidade e de voluntários. Ele representa dignidade ao proporcionar o conforto de estar perto de casa, da família.
A batalha contra um câncer envolve todo o seio familiar, impacta sobremaneira na vida de todas as pessoas próximas ao paciente. Quando a doença acomete uma criança, então....a luta segue ainda mais ferrenha para que o pequeno ou pequena se cure, e siga o curso natural da vida. E, mais uma vez, o Hospital do Câncer se mostra valioso à região, ao inaugurar uma ala exclusiva para internações de crianças. Diante de tanta importância, passou da hora da instituição conquistar o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), para que possa, cada vez mais, continuar sendo esse local de esperança, cura e resgate da dignidade para tantas pessoas.

Publicidade

Veja também