IB revela “risco de surto” para dengue em Presidente Prudente

Região noroeste, como Maré Mansa, Novo Bongiovani, Jardim Panorâmico, São Lucas, São Matheus, concentra os índices mais elevados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/03/2021
Horário 12:07
Foto: Freepik
Município também possui dois casos positivos de chikungunya em 2021
Município também possui dois casos positivos de chikungunya em 2021

A cidade de Presidente Prudente está em risco de surto para dengue, conforme dados obtidos no primeiro levantamento do IB (Índice Breteau) de 2021, realizado pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). Com base nos 3.817 imóveis visitados, o IP (índice predial) ficou em 5,4 e Índice Breteau em 6,9. Conforme os parâmetros, o risco de surto é considerado em índices superiores a 4.

A área 6, onde foram trabalhados 353 imóveis, concentra os índices mais elevados, com IP em 7,08 e IB em 10,48. Esse setor é referente à região noroeste, que compreende bairros como Maré Mansa, Novo Bongiovani, Jardim Panorâmico, São Lucas, São Matheus e adjacências.

Em seguida, aparecem a área 4, composta por bairros da zona leste, com IP 6,78 e IB 7,34, área 5, na região centro-norte (São Judas, Aviação, Jardim Paulista, Maristela, entre outros) com índice predial em 6,76 e IB 9,74, e a área 3, onde o IP está em 6,14 e o IB em 8,49. Esta última região é formada por bairros da zona sul, como Jardim das Rosas, Cambuy, Vila Formosa, Bongiovani, entre outros.   

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, será executado um trabalho de bloqueio, em parceria com o Projeto Zeladoria, que tem realizado serviços de limpeza e manutenção em toda a cidade.

“As ações para reduzir esses índices serão planejadas, juntamente com as equipes da Sucen [Superintendência de Controle de Endemias], Estratégias de Saúde da Família e a saúde como um todo, com apoio de outras secretarias”.

Os dados da VEM também revelam que até dia 18 de março, foram recebidas 1.239 notificações para casos de dengue. Desse total, 184 confirmados, 497 descartados e ainda há 558 em análise.

O município também possui dois casos positivos de chikungunya em 2021, sendo um autóctone e um importado que, segundo Bertacco, já foram trabalhados.
 

Publicidade

Veja também