Idosos de todas as idades precisam ter acesso imediato à vacina

EDITORIAL -

Data 24/02/2021
Horário 04:15

O jornal O Imparcial publica diariamente os boletins de casos do novo coronavírus na região de Presidente Prudente. Na maioria dos dias, é possível constatar que, quando os municípios reportam óbitos em decorrência da doença, grande parte das vítimas fatais é idosa – o que não é surpresa para ninguém, considerando que se trata de um dos principais grupos de risco da Covid-19.
No entanto, se isso não é surpresa para ninguém, por que a imunização para idosos de todas as idades tarda tanto para ocorrer? É uma pergunta que propõe uma reflexão necessária. Embora a vacinação esteja em andamento em todo o país, inclusive contemplando pessoas acima de 85 anos, as doses deveriam estar sendo garantidas de imediato para pessoas com mais de 60 anos de idade.
Todos nós sabemos que, por ora, as remessas que chegam aos municípios ainda são baixas e limitadas, mas enquanto não houver maior empenho das esferas de governo para garantir que mais imunizantes cheguem à população em tempo menor, mais idosos vão continuar aparecendo nas estatísticas de óbitos publicadas por este periódico.
Vale lembrar que os idosos sofrem com a omissão e irresponsabilidade de grande parte da população jovem, que, por não estar enquadrada no grupo de risco e julgar não estar sujeita às complicações da doença, continua participando de festas e aglomerações, ignorando as regras sanitárias e, mais tarde, levando o vírus para a casa dos pais e dos avós. Muitas vezes, esses idosos adoecem sem ao menos ter saído para a rua.
Fica o apelo para que as autoridades se mobilizem para acelerar a chegada das doses às cidades, a fim de antecipar o calendário de vacinação dos idosos. Não há mais tempo a perder quando se trata da vida deste grupo de pessoas: elas permanecem morrendo diariamente sem o acesso à vacina.
E enquanto isso não ocorre, é crucial que as populações mais jovens se conscientizem sobre a importância do respeito ao isolamento social e outras medidas sanitárias, como forma de impedir que o vírus entre no lar de indivíduos mais vulneráveis. Quando se trata de saúde pública, todos nós somos responsáveis pelo bem-estar da coletividade.
 

Publicidade

Veja também