Idosos e anciões

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 27/02/2021
Horário 05:02

A pandemia acelerou as mudanças de comportamento do consumidor e impôs novos hábitos a eles. Com isso, ficar atento aos nichos de mercado e o posicionamento empresarial alinhado às mudanças no processo de tomada de decisão dos consumidores podem ser a solução para superar as dificuldades nesta fase de incertezas e de grandes desafios. Neste contexto, o mercado voltado a atender os desejos e necessidades daqueles que têm 60 anos ou mais merece atenção e pode ser a saída para as dificuldades que muitas empresas enfrentam no momento.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica os idosos como pessoas que têm entre 60 a 74 anos e os anciões entre 75 a 90 anos. Logo abaixo destas faixas estão as pessoas de meia-idade e acima delas as de velhice extrema. Todas as faixas são nichos importantes para os negócios, contudo os idosos e anciões têm se destacado cada vez mais e, ao que tudo indica, podem levar – segundo pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) – o país à quinta população idosa do mundo, até 2030.

Todas as faixas são nichos importantes para os negócios, contudo os idosos e anciões têm se destacado cada vez mais

 

Você sabia que Antonio Banderas, Maitê Proença, Vera Fischer, Tony Ramos, Madonna, Sylvester Stallone e Tina Turner já passaram dos 60 anos? Da mesma forma que parece não percebermos que estes famosos envelheceram, a população do país está envelhecendo e poucos parecem perceber isto. Segundo a previsão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2030, haverá em torno de 1,4 bilhão de pessoas nesta faixa de idade. Este mercado é trilionário, pode dobrar o potencial nos próximos dez anos.

Conforme a matéria “Economia Prateada” da revista Você SA de fevereiro de 2021, “quatro em cada dez consumidores acima de 55 anos sentem falta de produtos e serviços voltados para eles”, em especial nos setores de vestuário, calçados e acessórios, que contam com 56% das insatisfações. Esta é uma das muitas oportunidades que há no setor. As portas estão abertas para novos produtos e serviços e esta pode ser a saída para muitos empreendedores superarem as dificuldades! Portanto, a população idosa e de anciões sempre mereceu atenção e agora - mais do que nunca - é sinônimo de oportunidades.

 

Publicidade

Veja também