A Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) alerta para um problema que tem sido frequente na confluência de tráfego entre município e rodovia em Presidente Prudente. A desatenção à sinalização de trânsito, combinada a outras condutas que tiram a atenção do motorista do fluxo de veículos, tem sido o principal fator para o aumento de colisões no eixo rodoviário, principalmente nas alças de acesso e saída da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Na comparação entre os meses de março e abril, a concessionária verificou aumento nas colisões principalmente nos horários das 8h às 9h e das 18h às 19h, período em que há maior demanda dos veículos que saem da área urbana. O levantamento do CCO (Centro de Controle Operacional) aponta uma incidência quase quatro vezes maior nas colisões traseiras – foram nove em abril no rush contra duas em março. Acidentes com vítimas foram seis, o dobro se considerado o mês anterior; e sem vítimas (baixa severidade), nove contra zero, na mesma base comparativa.
As principais razões pontuadas pelo policiamento rodoviário são o desrespeito à velocidade regulamentada no trecho urbano, em especial nos trechos em obras. Neste período, as placas regulamentares são ocultadas e a nova indicação de velocidade, limitada a 60 km/h, é identificada na sinalização de advertência e conificação que indica o estreitamento de pista.
Outro fator muito identificado é a combinação celular e volante. Uma prática que, segundo dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), aumenta em quatro vezes a probabilidade de provocar acidentes. Ainda de acordo com o estudo, digitar enquanto dirige é ainda mais perigoso: o risco de acabar em sinistro é 23 vezes maior.
O trecho que compreende os quilômetros 562 e 572 tem chamado a atenção do policiamento rodoviário para ocorrências. “Nas ações de fiscalização no perímetro urbano, temos notado uma incidência de colisões, todas de baixa severidade, nas quais o fator é a soma da desatenção e velocidade desproporcional, que causam as colisões traseiras e transversais. A combinação de celular e volante é mais uma conduta de motoristas notada durante o policiamento, até mesmo a falta de uso de cinto de segurança”, afirma o tenente Silvio de Oliveira Zandonadi, comandante do pelotão da Polícia Militar Rodoviária de Presidente Prudente.
Especialmente no período em que a concessionária intensifica obras de recuperação de pavimento no perímetro urbano, com a necessidade do fechamento temporário de trechos de pista e, consequentemente, de alças de acesso e saída às vias marginais, a atenção do motorista é orientada com o objetivo de instruir sobre a eficiência da sinalização de advertência e o estreitamento de pista.
Nesta situação, a principal conduta ao volante é seguir em velocidade reduzida onde o tráfego é direcionado para uma faixa. Estas obras são de intervalo prolongado, mas conferem um pavimento recuperado, com intervenções mínimas no futuro.
No trecho urbano de Prudente, a Raposo Tavares recebe por dia cerca de 21 mil veículos, sendo que 75% deste volume corresponde ao tráfego de entrada e saída para a rodovia pelas vias marginais, ruas laterais ou rodovias no entorno, especialmente nos horários de pico, na manhã e no final do dia.
Na dinâmica de tráfego município x rodovia, as faixas de aceleração cumprem a função de permitir ao motorista espaço suficiente para acelerar ou diminuir a velocidade do veículo, sempre com segurança. Para utilização correta, o condutor deve sinalizar utilizando a seta do veículo, aumentar a velocidade gradativamente, compatível com as dos demais veículos que já estão na rodovia, verificar nos retrovisores a melhor oportunidade para adentrar a rodovia e tomar seu lugar na pista da direita. Isso contribui para evitar colisões traseiras e laterais entre um veículo mais lento e outro que venha rápido.
Para utilização com segurança da faixa de desaceleração, na confluência rodovia x município, o condutor que estiver transitando na pista da direita da rodovia deve sinalizar utilizando a seta do veículo, verificar nos retrovisores a distância do veículo logo atrás, e reduzir a velocidade gradativamente adentrando a faixa de desaceleração, de forma que sua velocidade já esteja compatível com o acesso que queira adentrar. A faixa de desaceleração oferece espaço suficiente para a manobra de saída da rodovia com segurança.