Início do cadastramento do passe social

Desde terça,, tanto a Prudente Urbano quanto a Seduc estão na Fundação Inova Prudente recebendo estudantes da cidade que precisam renovar ou criar a carteira para transporte gratuito à escola

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 23/01/2020
Horário 05:19
Isadora Crivelli - Ontem, durante alguns momentos, formou-se fila na Fundação Inova, devido ao horário de ônibus para o local
Isadora Crivelli - Ontem, durante alguns momentos, formou-se fila na Fundação Inova, devido ao horário de ônibus para o local

O passe social para estudantes das escolas estaduais e municipais de Presidente Prudente é, como apontam adolescentes e responsáveis por pequenos alunos, fundamental. Isso porque, com desconto de 100%, viabiliza e possibilita que as crianças e jovens tenham condições de ir, e em segurança, para a sala de aula, onde se tornarão verdadeiros cidadãos. O cadastramento e recadastramento de estudantes para o ano letivo de 2020 teve início em 21 de janeiro e prossegue até 30 do mesmo mês. Tudo é realizado das 8h às 19h na Fundação Inova Prudente. Espera-se que entre 7 mil e 8 mil estudantes passem pelo local.

A estudante Stefany Rodrigues, 15 anos, é moradora de Montalvão e irá iniciar, neste ano, o 1° ano do ensino médio na Etec (Escola de Ensino Técnico) Professor Adolpho Arruda Mello, no centro de Prudente, distância que supera os oito quilômetros. Ela afirma que o passe “ajuda muito, porque para pagar em passagens R$ 8,50 por dia é muito caro”.

O pensamento é o mesmo da auxiliar de limpeza, Luciana Pereira dos Santos, 40 anos. Ela foi em busca do passe social para os dois filhos gêmeos de 4 anos, a pequena Maria Vitória e o pequeno David Luiz. Para levar as crianças na escola, em dois períodos diferentes, ela precisaria comprar quatro passagens diárias, o que por mês significa quase R$ 400 a menos no orçamento doméstico mensalmente. Segundo ela, o serviço realizado na Fundação Inova a agradou pela rapidez e organização, isso porque, Luciana também foi precavida, ligou no local com antecedência em busca de informação sobre os documentos necessários (veja abaixo).

SECRETÁRIA EXPLICA

NECESSIDADE DO PASSE

A secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, afirma que o benefício surge da lei que garante que a criança tem que estudar próximo à sua residência. “Quando a Prefeitura não consegue que isso ocorra, deve recompensá-la com o passe social, que são recursos municipais e estaduais”, explica. A distância que dita a regra são os mil metros, ou seja, o estudante precisa morar longe da escola em no mínimo 1 km, ou ser moradora da zona rural, ou possuir algum tipo de deficiência para ter direito ao passe social.

Os processos realizados na Fundação Inova se dividem em três partes: primeiro, uma pré-triagem para identificar se os pais ou estudantes levaram os documentos corretamente; depois, o atendimento para atualização ou criação do cadastro junto à empresa de transporte coletivo Prudente Urbano; e, por fim, a coleta de biometria e, caso ainda não tenha, a confecção do cartão para o aluno.

Sônia apela para que os responsáveis não deixem o cadastro para a última hora. “Atendemos 460 pessoas na terça-feira, se essa média for mantida, não teremos problema como demora no atendimento”, explica. Para aqueles que perderem o prazo, voltam as burocracias de precisar realizar um caminho entre a Secretaria Municipal de Educação e a Prudente Urbano para concluir o cadastro, além de não possuir o passe nos primeiros dias de aula, 4 de fevereiro.

SAIBA MAIS

Documentos necessários: Além da presença do estudante, atestado de matrícula; certidão de nascimento, RG ou RG Escolar; comprovante de endereço recente, sendo contas de água, energia ou telefone fixo de, no máximo, três meses; e atestado da escola mais próxima da residência declarando inexistência de vagas. Já aos alunos para recadastramento, os documentos são: atestado de matrícula; cartão do passe social de 2019; e comprovante de endereço recente de no máximo três meses. Além desses documentos, os estudantes da zona rural e as pessoas com deficiência deverão apresentar uma foto 3x4. No caso das pessoas com deficiência, será necessária ainda cópia do laudo médico atestando a deficiência. Para esse público, o atendimento ocorre na Seduc, até dia 31 deste mês, sempre das 8h às 16h.

Universitários: O desconto não é total, mas sim de 50%, sob responsabilidade somente da empresa. Cadastramento e recadastramento no mesmo prazo na Fundação Inova Prudente.

SERVIÇO

 A Fundação Inova Prudente fica na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700, no Jardim Itaipu.

Publicidade

Veja também