Instalação de radares: “castigo” aos infratores

EDITORIAL -

Data 14/12/2019
Horário 04:10

A instalação de radares medidores de velocidade voltou a ser assunto em Presidente Prudente. Na edição de quarta-feira deste diário, a Prefeitura publicou a adjudicação do Pregão 202/2019, que tem como objetivo a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços, responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, o que inclui as lombadas eletrônicas. Se tudo ocorrer conforme o previsto, nos primeiros meses de 2020 o município contará com 17 equipamentos em diferentes localidades.

E não é de hoje que o assunto divide opiniões (em Prudente, desde a gestão anterior). Enquanto alguns aprovam os radares, outros dizem que é uma forma de “tirar dinheiro do povo”, e acreditam que os mesmos só trarão transtornos para o condutor no trânsito, uma vez que ele precisará dirigir em velocidade reduzida. Basta andar por alguns segundos pelas principais avenidas da cidade, que encontrará motoristas desatentos, conduzindo seus veículos em velocidades absurdas.

Os motociclistas, então... Sem comentários! Nos horários de pico, muitos se arriscam em manobras perigosas entre veículos de grande porte – o que aumenta o risco de acidentes, como quedas e atropelamentos. Outros circulam pelas vias sem o cinto de segurança, além do uso “viciante” do aparelho celular na condução. Tais infrações, se acompanhadas pelo excesso de velocidade, são fatores que propiciam graves acidentes.

Isso mostra que o motorista precisa ser reeducado! Mesmo com cursos de reciclagem oferecidos no município, são poucos os que buscam o aprendizado – realidade notável. Diante da falta de respeito para com a vida do próximo, a alternativa é mudar legislações e incluir medidores de segurança, como os radares, o que fará com o que o motorista se sinta obrigado a dirigir com consciência. O cidadão que conduz o veículo com cautela não se preocupa com a chegada dos equipamentos. 

Publicidade

Veja também