Instituições de ensino superior readequam calendário de aulas

Fatec anunciou ter recomeçado o formato de aulas remotas; Toledo Prudente manterá o esquema de ensino até o fim do semestre e a Unoeste antecipou as férias

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/05/2020
Horário 08:15
AI da Unoeste - Unoeste é uma das unidades de ensino que oferta conteúdo remoto aos estudantes
AI da Unoeste - Unoeste é uma das unidades de ensino que oferta conteúdo remoto aos estudantes

O ensino superior do país, assim como os demais, tem se readequado diariamente na tentativa de tomar decisões que não prejudiquem o estudo e o desenvolvimento dos seus alunos, por causa do momento de pandemia. Com a chegada do meio do ano, período que antecede as férias e as temidas provas, a reportagem decidiu atualizar a situação com as unidades de ensino de Presidente Prudente, para saber como elas deverão lidar com suas aulas remotas e a possibilidade de retorno às atividades presenciais.

A Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado), por exemplo, afirma que recomeçaram as aulas no formato remoto no dia 4 de maio, já que as aulas foram suspensas no dia 16 março. Conforme o Centro Paula Souza, responsável pelas Fatecs, a decisão seguiu as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde e demais autoridades sanitárias. “A medida foi tomada para proteger a comunidade escolar e servidores, visando reduzir a proliferação do novo coronavírus”. Após o recesso, o calendário das Fatecs contou com um plano de capacitação com atividades para que educadores e alunos se preparem para o ensino e aprendizagem em ambiente virtual.

AULAS REMOTAS

CONTINUAM

Já a Toledo Prudente Centro Universitário informou que prorrogou as aulas remotas até o término do primeiro semestre de 2020. A decisão, segundo a unidade, foi estipulada pela reitoria da instituição, segundo as recomendações do governo estadual. “O calendário escolar será mantido e as férias ocorrerão no mês de julho. Até lá, todas as atividades acadêmicas serão realizadas de forma online”. Desta forma, o semestre atípico será concluído mantendo o processo de ensino e aprendizagem com uso de mediação tecnológica. 

A Toledo Prudente afirmou ainda que já contabiliza mais de 3 mil aulas transmitidas ao vivo, e ressalta que manteve 100% dos professores “engajados” e lecionando de forma online, assim como todos os funcionários seguem trabalhando normalmente, remotamente ou presencialmente, com toda segurança necessária.

FÉRIAS SERÃO

ANTECIPADAS

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por sua vez, informou que irá antecipar as férias, que ocorrerão em duas etapas para os cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e técnicos: de 1º a 16 de junho; e de 20 de julho a 2 de agosto. “Esse cronograma não contempla alunos do 8º termo do curso de Enfermagem, do 8º ao 12º termo de Medicina, cursos EaD [educação à distância] e pós-graduação lato sensu”. Esses deverão seguir o calendário acadêmico disponível no site. Por isso, até lá, as aulas seguirão na modalidade presencial remota, em obediência ao decreto do governo estadual.

Conforme a instituição de ensino, o ponto principal para a antecipação é manter a qualidade do ensino, que sempre foi priorizado, e também o cuidado com a saúde da comunidade acadêmica. “A maioria dos cursos precisa de aulas práticas, estágios e momentos presenciais para finalizar o semestre, no qual não teriam condições de realizar neste período”. Por isso, dar uma pausa, é fundamental para a Unoeste analisar as possibilidades de realização das atividades práticas, de acordo com a realidade de saúde, informou o pró-reitor acadêmico, José Eduardo Creste.

A reportagem também entrou em contato com Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente) e com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), mas não recebeu um retorno até o fechamento desta matéria.

Publicidade

Veja também