Inteligência Artificial

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 02/11/2019
Horário 04:18

A IA (Inteligência Artificial) é uma linha estudos da ciência da computação com foco em simular a capacidade de pensar do ser humano. Fato que não foi alcançado completamente: as máquinas são muito melhores que nós em tarefas repetitivas, no entanto, quando se trata de abstrair decisões baseadas em crenças, costumes, valores, experiências de vida individuais, sentimentos, emoções, somos bem melhores que elas. E, sinceramente acredito que sempre seremos!

É fato que existem profissões sendo substituídas por máquinas, principalmente aquelas que desenvolvem funções repetitivas e previsíveis. Logo, caixa de supermercado, atendente de telemarketing, caixa de banco, montador eletro e eletrônicos, entre muitos outros, precisarão se reinventar neste implacável movimento que extinguirá muitos empregos daqui em diante. Posto isto, como o trabalhador de hoje pode se preparar para o emprego de amanhã?

As máquinas e suas inteligências artificiais não são inimigas, no entanto, elas mexem com a zona de conforto

Para manter-se no mercado, é preciso ficar atento às tecnologias, pois há pessoas cuidando delas: a máquina de colher cana de açúcar substitui dezenas de trabalhadores, mas precisa do operador da colheitadeira e uma grande estrutura em volta com caminhões e outros maquinários: para estes trabalhadores, o emprego ainda existe e é valorizado. Por outro lado, investir nas habilidades humanas que estão ligadas à criatividade, inovação, abstração de decisões, crenças e experiências individuais, a que tudo indica, é uma direção segura.

O contador é um bom exemplo! Aqueles que insistirem em cobrar por formulários, impressões, transmissões de arquivos, guias e trabalhar exclusivamente para escriturar a empresa, serão substituídos em breve. Agora os contadores que são capazes de abstrair o conhecimento contábil para assessorar o empresário a tomar decisões, a crescer e inovar, terão espaço garantido. As máquinas e suas inteligências artificiais não são inimigas, no entanto, elas mexem com a zona de conforto e nos obrigam a sermos ainda mais humanos.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também