Interesse pelo ensino à distância cresce em Prudente

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 18/04/2017
Horário 11:59
 

Em meio às quedas e baixas diante à crise, existem setores que têm o que comemorar. Em Presidente Prudente, a procura pelo EAD (ensino à distância) tem revelado um aumento crescente, em comparação ao ano passado. Polos presenciais de instituições brasileiras, instalados no município, relatam aumento entre 15% e 31,5%. Conforme os gestores que representam as unidades, a adesão à modalidade aumenta por conta da falta de tempo entre as pessoas.

Jornal O Imparcial Aumento na procura por EAD varia de 15% a 31,5% em Prudente

Na unidade prudentina da Anhanguera, onde os cursos de destaque são Administração e Pedagogia, os mais de 25 cursos de graduação, aliados aos mais 40 de pós-graduação, comportam 500 alunos. Número bem diferente do ano passado, quando a faculdade tinha em sua lista de inscritos 380 estudantes na modalidade EAD.

De acordo com a gestora do polo, Patrícia Maria Gitahy Zeni, essa crescente tem sido notada há mais de um ano. "Felizmente tem sido uma constante. Eu acredito que pela falta de tempo entre as pessoas, aliado à necessidade do mercado de trabalho, que exige mais capacitação, tornou-se essencial se preocupar ainda mais com o currículo. Sendo assim, aqueles que possuem uma rotina atarefada, com horários não muito acessíveis, acabam optando pelo ensino à distância", explica.

Compartilhando do mesmo pensamento, o diretor da unidade da Unicesumar, de Presidente Prudente, Paulo Antônio César Medeiros, acrescenta que, nesse aumento, também é possível observar uma mudança no perfil dos egressos. "Nos anos anteriores, podemos dizer que a maior procura era de profissionais e pessoas que já estão no ramo desejado. Mas, de uns tempos para cá, notamos que os alunos do ensino médio já pretendem entrar na graduação por meio do EAD".

Ainda de acordo com Paulo, em 2016, a unidade tinha cerca de 1.190 alunos. Hoje, com aumento médio de 15%, aproximadamente 1,4 mil alunos estão matriculados nos 37 cursos de graduação e 35 de pós-graduação.

Dentro desse número, mas não necessariamente na Unicesumar, a vigilante Graziela Vicente de Lima Maioli, 29 anos, optou pela modalidade e já está no segundo semestre de Administração. Segundo ela, o que influenciou na escolha foi a falta de tempo. "É ótimo pela questão de organização e poder fazer os seus horários. A qualidade nunca deixou a desejar. Tudo o que preciso, sempre sou atendida. Tem sido proveitoso", considera.

 

Instituições

Nas instituições de ensino superior de Prudente, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e a Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente) não possuem EAD. A Toledo Prudente Centro Universitário também não oferece o ensino à distância, mas algumas disciplinas têm o sistema na grade. Já na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) são 850 alunos nos 48 cursos, compreendidos na graduação e pós-graduação (lato sensu).

 
Publicidade

Veja também