IPCC - As Bases da Ciência Física

O 6º Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima é um documento que analisa as questões climáticas, lançado em agosto de 2021, com a divulgação do Sumário Executivo, denominado “As Bases da Ciência Física”. Segundo o novo relatório, a atribuição à atividade humana do aumento na frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, inundações e chuvas torrenciais foi reforçada, é considerada agora virtualmente certa, e prevê-se que esses eventos devem continuar piorando e aumentando seus impactos sobre a sociedade. 
As ameaças de impactos diferentes combinados são classificadas como mais altas do que em relatórios anteriores. O relatório estreitou a sensibilidade climática de 1,5–4,5°C para 2,5-4°C para cada duplicação do dióxido de carbono na atmosfera. A geopolítica foi incluída nos modelos climáticos pela primeira vez, como cinco caminhos socioeconômicos compartilhados, sendo um novo caminho para prever como as pessoas poderiam manter o aquecimento abaixo de 1,5ºC. 
O famoso gráfico do "taco de hóquei" foi ampliado, e foi dada uma importância significativamente maior às emissões de metano em relação ao dióxido de carbono no total do aquecimento observado. Pela primeira vez, foram feitas avaliações das possibilidades de pontos de ruptura no clima global, levando a mudanças catastróficas no sistema do clima, e pela primeira vez foi incluído um capítulo sobre os poluentes climáticos de vida curta, como aerossóis, partículas e outros gases reativos como o ozônio. 
A publicação do resumo do volume ocorreu durante o verão do hemisfério norte, onde houve uma quantidade notável de eventos climáticos extremos, como uma onda de calor no oeste da América do Norte, inundações na Europa, chuvas extremas na Índia e na China, e outros eventos, como incêndios florestais. Alguns cientistas estão descrevendo esses eventos climáticos extremos como eventos que levam à dúvida sobre a taxa de emergência de eventos extremos nos modelos usados para escrever o relatório, com a realidade se mostrando mais severa do que o consenso científico. 


 

Publicidade

Veja também