Justiça decreta prisão preventiva de pais acusados por morte de bebê

Segundo a Polícia Civil, criança morreu em virtude de asfixia mecânica e estava com múltiplas fraturas pelo corpo

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 24/05/2021
Horário 12:58
Foto: Roberto Kawasaki
Crime ocorreu na sexta-feira, no Jardim Morada do Sol, em Prudente
Crime ocorreu na sexta-feira, no Jardim Morada do Sol, em Prudente

Após audiência de custódia realizada no sábado, o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) decretou a prisão preventiva do casal acusado pela morte do próprio filho, de dois meses de vida. O crime ocorreu na sexta-feira, no bairro Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente. 

Na mesma noite, o delegado Eduardo Iasco informou à reportagem que os médicos adiantaram o resultado do laudo da necropsia do bebê. De acordo com a autoridade, ele morreu em virtude de sufocamento por asfixia mecânica por sufocação direta. Ainda, foi constatado traumatismo encefálico e politraumatismo recente com múltiplas fraturas.

Diante disso, os pais foram indiciados por homicídio qualificado por motivo fútil, emprego de meio cruel e por recurso que impeça a defesa da vítima. Em depoimento, mantiveram a mesma versão apresentada na delegacia.

Após o aval da Justiça, o homem de 31 anos foi conduzido à Cadeia Pública de Presidente Venceslau, e a mulher, 21 anos, à Cadeia Pública de Dracena.

O caso agora segue sob investigação da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).

Sangue na boca

De acordo com o delegado Eduardo Iasco, os pais relataram que o bebê estava dormindo no berço, quando acordou chorando. Ao se aproximarem da criança, notaram que ela vomitava sangue. Por orientação de uma tia, levaram o bebê ao ESF (Estratégia de Saúde da Família) Doutor Kasumaro Mushá. 

Na unidade de saúde, foi prontamente atendido pela equipe. No entanto, verificou-se que já não havia mais sinais vitais.

Segundo a Polícia Civil, no corpo da criança não havia marcas visíveis de violência, a não ser um hematoma no braço direito, e que conforme a mãe, teria sido ocasionado por um incidente dentro de casa.

O pai, 31 anos, e a mãe, 21 anos, foram detidos e apresentados no plantão policial para melhor apuração do caso. Na residência da família, peritos fizeram análise na área devido a uma suspeita de agressão.

O corpo permaneceu até o começo da tarde de sexta-feira na ESF, de onde foi retirado pelo IML (Instituto Médico Legal). 


Roberto Kawasaki - Criança foi levada à ESF do Morada do Sol, mas já estava sem vida

"Sem sinais vitais"

Em nota encaminhada por meio da Prefeitura de Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Saúde explica que por volta das 9h15 de hoje, deu entrada na ESF Morada do Sol um bebê de 2 meses e 20 dias já sem os sinais vitais. "O médico de plantão da ESF tentou reanimar o bebê, porém não houve sucesso e foi constatada a morte", afirma.

A pasta ainda esclarece que o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal para que haja a apuração das causas do óbito. "A gerência da ESF também acionou a polícia, que compareceu à unidade e conduziu os pais a prestarem depoimento, dando início às investigações".

Publicidade

Veja também