Largar o vício do cigarro, não é fácil: é preciso determinação!

EDITORIAL -

Data 28/08/2021
Horário 04:15

Apesar de toda a informação e campanhas, que são divulgadas constantemente pelo país alertando sobre os malefícios do cigarro, ainda é grande o número de fumantes no Brasil. Mesmo com dados significativos, mostrando o estrago que eles fazem no organismo e na vida das pessoas, os produtos derivados do tabaco, que incluem também o narguilé, cigarro eletrônico e com sabores, cachimbos e charutos, ainda são bastante consumidos por aqui e no mundo.
Algumas pessoas começam a fumar por hobby, quando vão a uma festa, aos finais de semana ou simplesmente para mostrar sua “independência”. Quando se dão conta, um maço de cigarros por dia é “fichinha”
Se você perguntar a uma fumante o porquê deste hábito, que muitas vezes começa ainda na adolescência, a maioria dirá que o cigarro consola, alivia a tensão, acalma e até faz companhia. E passa a associá-lo como uma espécie de lugar seguro. O que não é verdade. Não sabem ou até sabem e fingem que não, onde estão entrando. Mais que uma dependência química, o tabagismo acelera o metabolismo e causa também dependência psicológica. Além de pesar no bolso de quem consome, traz inúmeros prejuízos à saúde.
Quem fuma, por exemplo, tem a expectativa de vida reduzida. As doenças relacionadas ao consumo de tabaco são várias e, com certeza, vão aparecer ao longo da vida. Doenças pulmonares e cardiovasculares graves, e diferentes tipos de câncer; falta de ar, tosse, bronquite e enfisema; envelhecimento da pele; obstrução das artérias e aumento do risco de infarto. Também compromete a saúde bucal, deixando os dentes amarelados e causando mau hálito. 
Porém, mesmo tendo conhecimento, os fumantes ainda ignoram os riscos. Uma boa oportunidade para quem tem vontade de parar e não consegue, é o programa de tratamento da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente que, neste momento, encontra-se com inscrições abertas, até segunda-feira, para maiores de 18 anos, pelo (18) 3229-1086. A taxa de sucesso do tratamento, que é totalmente gratuito, gira em torno de 55% e as vagas são limitadas.
Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto é realizado de forma remota, ou seja, online via Google Meet, dispondo de avaliação, prescrição de medicamentos e tratamento. Durante o curso, o participante vai sendo auxiliado a estabelecer um plano de ação para deixar o cigarro, além de ser acompanhado com serviços interdisciplinares envolvendo as equipes de fisioterapia, medicina, nutrição, fonoaudiologia e odontologia.
Não há desculpas para não abandonar o cigarro. É válido parar de fumar em qualquer fase da vida, independentemente da idade e há quanto tempo fuma, pois os benefícios são imediatos. Claro que largar o vício não é tarefa fácil. Em primeiro lugar, antes de recorrer à ajuda ou tratamento, procurar programas específicos, é preciso, principalmente, determinação. Ter consciência dos males ocasionados e dos riscos que corre. Estar disposto a parar e garantir hábitos saudáveis. Apague o cigarro e salve sua vida!
 

Publicidade

Veja também