Lei determina exibição de filmes em escolas de PP

Implementação foi decretada e promulgada pela Câmara Municipal e vale para as unidades de educação básica da cidade

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 01/07/2016
Horário 12:03
 

Está em vigor a Lei 9.119/2016, que trata sobre a exibição de filmes de produção nacional, no mínimo, duas horas mensais, nas escolas de educação básica de Presidente Prudente. A implementação do projeto de autoria do vereador José Geraldo de Souza (PSD), o Geraldo da Padaria, foi decretada e promulgada pelo presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Enio Luiz Tenório Perrone (PSD).

De acordo com o autor, a ação exalta a importância do incentivo à produção cinematográfica nacional e inclusão da arte no processo educacional das crianças, integrando a propostas pedagógicas. Além do estímulo à discussão de temas relevantes nos dias de hoje, como drogas, saúde, meio ambiente, entre outros problemas sociais. Ainda recorda fatos históricos, contribui para a formação de cidadãos críticos e participativos, transformando, consequentemente, um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Para o autor, levar filmes para a sala de aula é "uma ótima estratégia para os professores que terão um elemento a mais de motivação, concentração e atenção dos alunos".

Conforme o texto do vereador, no já há uma lei federal (13.006), que estabelece a exibição de duas horas de filmes brasileiros nas escolas por no mínimo duas horas mensais, que entrou em vigor desde o ano de 2014. "Entretanto, poucas pessoas têm conhecimento sobre a mesma. Dessa forma, para que a lei seja efetivamente cumprida, é necessário popularizar as possibilidades que ela apresenta e possibilitar que esta seja regulamentada nos Estados e municípios", justifica o vereador.

O projeto do autor havia sido apreciado e aprovado durante a sessão ordinária do dia 9 de maio, no Plenário Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia, pelos vereadores da 16ª Legislatura da Câmara Municipal. Conforme o artigo 2º do projeto, fica o poder público municipal responsável por oferecer condições técnicas para o cumprimento da proposta pedagógica.

 

Educação

Conforme a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, existe no currículo da educação nacional, a normatização do uso de filmes, vídeos, documentários e outros que tais, como recursos pedagógicos no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem nas escolas brasileiras. E, tal prática é recorrente nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino de Presidente Prudente. "Portanto, é importante para o desenvolvimento de nossas crianças no que diz respeito à criatividade, percepção e interpretação de texto, desenvolvimento de vocabulário, análise crítica, etc", expõe a secretária.

Ondina ainda coloca que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica também apontam a importância da promoção, do relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura que possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

Segundo a secretária, nas unidades públicas da rede municipal são utilizados filmes, documentários, reportagens, em conformidade com conteúdos e valores trabalhados e condizentes com a idade do público alvo, como recursos pedagógicos para socializar conhecimentos, permitir a interação entre os pares, desenvolver pensamento crítico e proporcionar o debate e respeito às diferentes opiniões e manifestações.

"O objetivo é desenvolver os conhecimentos do ano escolar, como consta nas metodologias de trabalho do Plano de Ensino do professor", pontua a chefe da pasta.
Publicidade

Veja também