Liberada para todos, VEM espera busca expressiva de imunização contra gripe

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 02/07/2020
Horário 07:32
Arquivo - Prioridade continua sendo os grupos que ainda não atingiram a meta de 90%
Arquivo - Prioridade continua sendo os grupos que ainda não atingiram a meta de 90%

Desde ontem, a Campanha de Vacinação contra a Gripe está disponível em todo o Estado de São Paulo para pessoas de qualquer faixa etária. De acordo com o governo estadual, a campanha também foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos. Isso significa que todos os cidadãos da região podem procurar um centro de vacinação para se imunizar, mas como explica a enfermeira da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente, Marília Wittica Pinheiro Giolo, a prioridade continua sendo os grupos que não atingiram a meta de vacinação de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde.

Conforme o governo, em todo Estado de São Paulo, estão abaixo da meta: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, com 1,65 milhões de doses aplicadas (54,1%); gestantes, com 227,7 mil (50,5%); e puérperas, com 43,8 mil (59,2%). “De modo similar, o grupo das pessoas com idade entre 55 e 59 anos registra menor procura, com apenas 863,3 mil vacinados (42,8%)”, destaca o Estado.

Na capital regional, Marília afirma que os postos de saúde já aplicam a dose de acordo com a procura, sem critérios de idade. A procura do primeiro dia (ontem), segundo ela, só será contabilizada hoje, mas espera-se uma busca expressiva da imunização contra gripe comum provocada pelo temor que o novo coronavírus tem causado na população.

Sobre isso, é importante ressaltar: a vacina contra a gripe não imuniza contra a Covid-19, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. "Além de proteger a população contra a influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covid-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes", diz o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

"ALÉM DE PROTEGER A POPULAÇÃO CONTRA A INFLUENZA, PRECISAMOS MINIMIZAR O IMPACTO SOBRE OS SERVIÇOS DE SAÚDE EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19, JÁ QUE OS SINTOMAS DESTAS DOENÇAS SÃO SEMELHANTES"

José Henrique Germann

A enfermeira da VEM enfatiza que todas as ações e divulgações da campanha de vacinação irão continuar focando nos grupos prioritários que não atingiram meta de vacinação. Ela afirma, ainda, não ser capaz de prever se o estoque será suficiente perto da demanda, mas garante que todas as salas de vacina possuem doses e condições de reposição. Sobre a possibilidade de receber mais doses do Estado, ela afirma que “até o momento, não há informações de mais vacinas”.

Protocolos de segurança

A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias, mas as aglomerações em filas em busca da imunização não são. É por isso que as salas de vacinação de Prudente, desde o início da pandemia, como explica Marília, estão com rígidos protocolos de segurança e higiene.

O Estado orienta aos profissionais que trabalham na campanha para que haja organização da fila e do ambiente. É importante realizar uma triagem com identificação de sintomático respiratório - presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar. As equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e o álcool deverá ficar disponível para uso.

São exatamente esses protocolos que Prudente vem seguindo. Outro exemplo é Álvares Machado. A assessoria de imprensa do município informa que o município, cujas salas de vacinação funcionam das 7h às 15h30, segue as orientações do Ministério da Saúde, com uso de máscaras e álcool gel e entrada de uma pessoa por vez na sala. Assim como Prudente, Machado possui um Centro de Triagem para suspeitos da Covid-19. Em se constatando sintomas, os pacientes podem ser encaminhados para estes locais.

(((SERVIÇO)))

Prudente tem 27 salas de vacinação: o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também