Limites fisiológicos devem ser respeitados

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Certamente você viu a foto que ilustra esse texto antes de iniciar a leitura. “Apertou” os olhos para enxergar os detalhes e se perguntou: isso é de verdade? Isso existe? Não, não é de verdade, pois existem limites. Os “maiores” fisiculturistas têm aproximadamente a metade desse tamanho, e já são exagerados, mesmo para os padrões desse esporte de tamanhos 5XG.

LIMITADORA

Em 1997 foi publicado um artigo interessantíssimo sobre crescimento muscular numa das principais resvistas científicas (McPherron et al., Nature, 387). O artigo descrevia uma nova proteína muscular, o fator de diferenciação e crescimento 8 (GDF-8) ou miostatina. Foi definida como responsável por manter a homeostase do tecido muscular.

MIOSTATINA

 No experimento descrito foi realizada uma manipulação genética com deleção (exclusão) do gene da miostatina em camundongos. Os animais que nasceram sem o gene da miostatian (knockout mstn -/-) apresentaram crescimento muscular (sem exercício!) até 3x maior em comparação aos animais normais (ver fotos).

HIPERTROFIA

 É o termo usado para o crescimento muscular, o objetivo dos fisiculturistas e outros atletas. Muitos que souberam desse experimento já pensaram como poderiam deletar o próprio gene para crescer sem limites. Porém, os cientistas pensam em causas nobres, como o uso em condições de caquexia provocada pelo câncer, rabdomiocarcinoma, distrofia e outras doeças neuromusculares que provocam perda muscular severa.

GENÉTICA

 A manipulação dos genes representa uma excelente perspectiva para cura de muitas doenças, porém tem sido estudada com muito cuidado, pensando nos efeitos colaterais e desequilíbrios que pode causar. Por outro lado, sempre há “desvios éticos”, como o uso para fins de melhora do desempenho de atletas, ludibriando adversários.

BIOQUÍMICA SANGUÍNEA

As concentrações “normais” das diversas moléculas e hormônios sanguíneos foram definidas (e são revisadas) as partir de estudos populacionais com indivíduos saudáveis de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. As faixas de normalidade indicam que as moléculas e os hormônio estão cumprindo seu papel fisiológico adequadamente dentro da individualidade biológica. Provocar aumentos artificiais e excessos por meio de reposição ou modulação hormonal, por exemplo, é disruptivo para a homeostase e desequilibra as funções fisiológicas. O que pode parecer benefício agora, pode se reverter num grande problema.

LIMITES

 Sua vitamina D acima de 20 ng/dL e sua testosterona acima de 12 (fem) e 165 ng/dL (masc), por exemplo, estão normais e não precisam de modulação. Seus músculos com limites para o acúmulo de glicogênio (sim, há limite) e com o “freio” miostatina para não hipertrofiar exageradamente, também são normais. Os sistemas fisiológicos têm tolerância limitada aos desequilíbrios e os resultados são disfunções e doenças. Medicamentos e terapia genética, só mesmo em casos de doenças.

O exagero da foto trás limitações para o próprio treinamento. Para ver exemplo real de animal com mutação do gene da miostatina, digite no Google Belgian Blue.

Os sistemas fisiológicos têm tolerância limitada aos desequilíbrios e os resultados são disfunções e doenças.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também