Liquidez

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 09/11/2019
Horário 04:28

Dentre os motivos que levam as empresas a fecharem suas portas está a falta de liquidez. A liquidez trata-se do dinheiro que está disponível para pagar as contas a curto prazo. Há muitas empresas que apresentam lucro e por falta de caixa acabam “quebrando”. Porque isto acontece? O primeiro ponto está no foco exagerado nas vendas para resolver problemas de caixa. Quando falta dinheiro no caixa, o empresário logo pensa “tenho que vender mais”, alguns abrem até novas filiais na incessante busca de dinheiro para o caixa. Vender mais nem sempre é a solução, dependendo do caso pode ser o fim da empresa.

Vamos imaginar uma empresa hipotética com lucro e que venda mais do que os seus custos e mesmo assim falta dinheiro sempre. Existe uma mecânica por trás deste problema que precisa ser diagnosticada: estoques encalhados, inadimplência são fatores que prejudicam de cheio a liquidez da empresa, contudo, os prazos de pagamentos e recebimentos têm sido o grande vilão.

Com a recorrência, a empresa tem cada vez menos liquidez e pode até falir por falta de recursos em mãos

Veja bem, se o fornecedor oferece 20 dias de prazo para pagar pela mercadoria, e no final do prazo nem tudo foi vendido ou recebido, o dinheiro das vendas destes produtos não ajudará a pagar esta conta, o dinheiro terá que vir de outro lugar. Neste ponto que o buraco fica cada vez maior, é preciso ajustar os prazos com urgência! Com a recorrência, a empresa tem cada vez menos liquidez e pode até falir por falta de recursos em mãos.

E observe que não estamos falando de prejuízo e lucro, os produtos foram vendidos com margens, o problema é exclusivamente com o caixa que estará cada vez mais negativo, o caminho é negociar os prazos tanto com fornecedor como com o cliente, manter-se bem organizado financeiramente para que as faltas de recursos sejam antecipadas e, com elas, ações para financiar o capital de giro ou mesmo aporte de recursos do próprio empresário. Portanto, é mais importante uma empresa com liquidez do que com grandes margens de lucro ou volume de vendas.

 

 

 

Publicidade

Veja também