Lugar do ninho

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 14/05/2021
Horário 04:14

Entre os primeiros passos da corrida eleitoral para ano que vem, o vice-governador Rodrigo Garcia chega em lugar de honra no ninho tucano; com a possibilidade de ser candidato a governador e isolar ainda mais do PSDB o ex-governador Geraldo Alckmin.

POSSE AMANHÃ
A filiação de Rodrigo no PSDB será amanhã, ao meio-dia. Deverá ser prestigiada por correligionários e convidados do Estado todo, com acesso remoto através de link enviado nos últimos dias em mensagens de WhatsApp. 

COMEÇOU NOVO
Deputado estadual em três legislaturas e uma como deputado federal, o atual vice-governador, que tem apenas 47 anos de idade, iniciou sua trajetória no PFL, no qual ficou de 1997 a 2007 e, desde então, estava no DEM. 

VÁRIOS VOOS
Advogado e corretor de imóveis, o moço de Tanabi, na região de São José do Rio Preto, é secretário estadual de governo e já foi secretário em outras pastas no governo Alckmin, incluindo a da Habitação. Também foi presidente da Assembleia Legislativa. 

RELAÇÃO ESTREITA
A relação mais estreita de Rodrigo Garcia no oeste paulista é com o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, que já há algum tempo é o gerente regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

ELEIÇÃO PASSADA
Tupã é filiado ao DEM, que na eleição do ano passado teve como candidato a prefeito o seu colega engenheiro civil Laércio Alcântara, e cuja chapa elegeu dois vereadores: o médico Enio Perrone e o servidor público Joãozinho da Saúde.

NADA ALTERA
O Plantão perguntou a Tupã se a mudança de sigla partidária de Rodrigo Garcia altera alguma coisa na relação de ambos e no DEM local. A resposta é de que nada altera, nem do ponto de vista pessoal, nem partidário e nem na gestão regional da CDHU.

CONTEXTO REGIONAL
Ainda no âmbito regional, passou pelo deputado estadual Mauro Bragato a cooptação tucana para ter em seu ninho o vice-governador na condição de correligionário do governador de João Doria, que deverá ser candidato a presidente da República. 

QUAL MOTIVO
Sobre criação da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), o Plantão quis saber do vereador William Leite (MDB) por qual motivo ele foi o único voto contra. A explicação foi apresentar em vídeo sua fala na Câmara. 

PARA ENXUGAR
Para o vereador, seria o momento do prefeito Ed Thomas (PSB) enxugar a máquina administrativa, mediante a junção de algumas secretarias, citando como exemplo que a do Meio Ambiente poderia abrigar a Agricultura.   

MENOS CINCO
Conforme Willian, que foi reeleito, na legislatura anterior havia a preocupação de diminuir gastos do Poder Executivo, com a redução de 17 para 10 secretarias. Aliás, para seguir o exemplo do Legislativo, que tem a Câmara mais econômica do Estado.

PALAVRAS MEDIDAS
Em sua fala, mediu as palavras para não gerar atritos. Falou da merecida atenção aos pequenos agricultores. Falou em máximo respeito ao prefeito e aos pares, para defender a coerência em pregar menos gastos e mais qualidade nos serviços da máquina pública. 

Publicidade

Veja também