Lumen destina 21 cadeiras de rodas e de banho para assistidos da Associação Peregrinação do Rosário

Doação é resultado do trabalho do Centro Especializado em Reabilitação da entidade, que providencia aquisição dos equipamentos junto ao Ministério da Saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/06/2022
Horário 17:36
Foto: Cedida
Assistidos da Associação Peregrinação do Rosário receberam cadeiras feitas sob medida
Assistidos da Associação Peregrinação do Rosário receberam cadeiras feitas sob medida

A Lumen et Fides, por meio do CER (Centro Especializado em Reabilitação), realizou no dia 15 de junho a entrega de 21 cadeiras de rodas para usuários da Associação Peregrinação do Rosário de Presidente Prudente.

O presidente da Lumen, Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli, participou da entrega. “É muito gratificante poder colaborar para uma melhor qualidade de vida dos assistidos da associação. Nossa meta nesta segunda etapa é entregar 81 cadeiras, dentre elas de banho, cadeira de rodas e motorizada, para três entidades assistenciais da cidade”, aponta Geraldo.

Ele pontua que essas ações só são possíveis com muito trabalho e por meio da instalação do CER, que deu a possibilidade de o paciente que necessita da cadeira de rodas ou da cadeira de banho realizar esse sonho. “O paciente deve procurar uma unidade básica de saúde, levando seus documentos, e será encaminhado para o CER, onde os fisioterapeutas farão uma avaliação. Detectada a necessidade, o CER, que é anexo à Lumen, providencia junto ao Ministério da Saúde a aquisição da cadeira. O Ministério da Saúde é quem paga o produto e a Lumen fica com a responsabilidade de receber e fazer a entrega”, explica.

Lucas Alaor Pimenta de Oliveira, de 25 anos, é deficiente físico e ficou muito feliz. “Vou conseguir me movimentar com muito mais facilidade, pois essa cadeira é mais leve e poderei me locomover sozinho para minha cama, sem ajuda”, comemora.

Para Lídia Lordrão, receber a cadeira foi mais que um presente. “Gratidão e conforto. Aqui não somos pessoas de posse e temos que acreditar que o ser humano é muito bom. Se não fosse essa ajuda, não teríamos essas cadeiras. Agradeço de coração à toda a equipe”, comenta.

Maria Coleto Batista, mãe da Samara, foi a primeira a chegar. “A Samara tem 29 anos e usa uma cadeira muito pequena para o porte físico dela, sem cinto de segurança e sem conforto. Agora, a vida dela e a minha vão mudar, pois vou conseguir levar ela comigo na cidade e fazer até pequenas viagens, com segurança e proteção”, diz.

A assistente social da entidade, Tathiana Sala Caim, agradeceu à Lumen. “Nossas cadeiras já eram doadas por outras pessoas e estavam desgastadas. Foi muito útil para os assistidos da entidade receber as cadeiras de rodas e de banho, todas com as medidas personalizadas de cada um. Nosso muito obrigado a todos”, considera.

A Associação Peregrinação do Rosário de Presidente Prudente é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Desde 1988, trabalha para a socialização entre pessoas com deficiência por meio de atividades terapêuticas, abrangendo as áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, além de oficinas ocupacionais de bordado.

Publicidade

Veja também