Machado elabora projeto para revitalizar balneário

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 27/01/2017
Horário 09:01



A Prefeitura de Álvares Machado elabora um projeto para a revitalização da parte do Balneário da Amizade correspondente ao município, o qual deve ser concluído em um período entre 2 a 3 meses. A previsão é de que os trabalhos demandem investimento de R$ 600 mil, recursos que serão buscados junto ao governo estadual. A intenção do Executivo é conquistar apoio financeiro junto à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a qual informou à reportagem ontem que, até o momento, não recebeu a proposta do Executivo.

Jornal O Imparcial Objetivo da Prefeitura de Álvares Machado é focar na recuperação da mata ciliar

"O reparo no balneário é importante não só para o entretenimento, mas também para o meio ambiente. É indispensável para a recuperação da mata ciliar que tem no local, evitando erosões e assoreamentos do solo, além de trazer lazer para a população", comenta o chefe do Executivo machadense, José Carlos Cabrera Parra (PSDB). Para tal, afirma que um arquiteto será contratado para elaborar o projeto de revitalização do espaço com orçamento detalhado. Destaca que, após a conclusão do projeto, este será encaminhado para análise da Cesteb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e, posteriormente, à Sabesp e às secretarias estaduais de Turismo e Casa Civil, para possível viabilização de recursos.

Parte do balneário, esta relacionada ao município de Presidente Prudente, já foi revitalizada e entregue em maio de 2015, após quase um ano e meio de obras. Como noticiado neste diário, o investimento foi de aproximadamente R$ 5 milhões, por meio do acordo de renovação contratual com a Sabesp. A área de lazer conta com campos de areia e grama, sinal gratuito de internet wi-fi, e outros 15 quiosques disponíveis para a população, cujo aluguel deve ser agendado com antecedência e conta com uma taxa a ser paga.  A Atividade Delegada do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar já está em funcionamento e o balneário fica aberto de quarta-feira a domingo, das 7h às 19h, e apenas aos sábados o funcionamento se entende até às 22h. Segundas e terças-feiras serão utilizadas para manutenção e limpeza do espaço. Caso haja feriado, o horário poderá ser alterado.

O uso e ocupação do solo no balneário também se diferenciam nos municípios onde se localiza, visto que em Prudente, o território é predominantemente urbano, e, em Machado, cidade sem grandes processos de expansão urbana, prevalecem áreas agrícolas e de pastagem.

 
Publicidade

Veja também