Machado realiza ações em prol da saúde da mulher

Atendimentos foram prestados nas ESFs de quatro bairros, ontem, e expectativa receber mais de 300 pessoas ao longo do dia

REGIÃO - VICTOR RODRIGUES

Data 19/03/2017
Horário 11:27
 

As unidades de saúde de Álvares Machado realizaram ações em prol da saúde da mulher, neste sábado, em parceria com o curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O trabalho ocorreu nas quatro ESFs (Estratégia Saúde da Família) distribuídas nos bairros Parque dos Pinheiros, Jardim Panorama, Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora da Penha. A estimativa era atender mais de 300 pessoas em toda a ação. As unidades permaneceram abertas das 8h às 16h, com exames de prevenção do colo do útero, saúde bucal, autoexame da mama, aferição de pressão arterial, palestra sobre educação em saúde da mulher, teste rápido de hepatite B e C, HIV e sífilis.

Jornal O Imparcial Estudantes do curso de Medicina da Unoeste ministraram palestra às mulheres de Machado

As palestras e orientações gerais formam ministradas pelos aspirantes a médicos, com supervisão e reforço dos professores e profissionais das próprias ESFs.

"O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prevenção da saúde já que, por uma série de compromissos, muitas pessoas adiam sua ida ao médico durante a semana. Se trata de uma oportunidade para elas se atentarem à saúde", comenta Luciana Vasconcelos Jesus de Souza, assessora de saúde do município e docente da Unoeste.

A doméstica Sônia Aparecida, 55 anos, frequenta a ação em todas as suas edições. "Não deixo de vir. É uma boa oportunidade para aprender e verificar nossa saúde", afirma.

A aposentada Maria Augusta dos Santos, 66 anos, recorreu à unidade para aferir a pressão e acabou por aproveitar os demais serviços oferecidos. "Ficamos bem instruídas e alertas a qualquer sintoma estranho. Se tivermos algum problema, aqui mesmo já nos encaminham para o tratamento adequado", diz.

 
Publicidade

Veja também