Mais responsabilidade com o descarte de lixo!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2021
Horário 04:16

Muitas vezes eles passam despercebidos. Mas o serviço prestado por esses trabalhadores é de fundamental importância para a coletividade. Os coletores de lixo estão sempre a postos para retirar das ruas a enorme quantidade de resíduos produzida por nós. Desta forma, o mínimo que podemos fazer é separar e acondicionar corretamente o lixo para não colocar em risco a saúde destes trabalhadores.
Como noticiado por O Imparcial, neste ano, em Presidente Prudente, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) registrou três ocorrências graves em que os coletores tiveram que ficar afastados por conta de ferimentos causados pelo descarte incorreto de materiais perfurocortantes: as duas primeiras ocorreram em abril e a mais recente no último mês. 
Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas não se preocupam com o que ocorre com o lixo da porta para fora de casa. No entanto, todos temos sim responsabilidade sobre os resíduos que geramos. Além da questão ambiental, também precisamos nos preocupar com as pessoas que lidam com este lixo, como os coletores e a enorme quantidade de pessoas que mantém o sustento familiar recolhendo materiais recicláveis.
A palavra de ordem é conscientização. Em primeiro lugar, separe o lixo orgânico do reciclável. Não custa nada, mas faz toda a diferença para quem precisa recolher estes resíduos. É preciso mais empatia. Se colocar no lugar do outro. Ao descartar itens perfurocortantes, como cacos de vidro, jamais os coloque diretamente no saco de lixo. É necessário acondicionar esses materiais de forma apropriada, os envolvendo em jornais, depois colocando em caixas de papelão. Para que os coletores possam melhor identificar o risco, escreva em letras garrafais que ali contém vidro quebrado, por exemplo.
O mundo certamente seria muito melhor se todos se tratassem com respeito e consideração. Todo o trabalho é digno e assim merece ser tratado. Os coletores de lixo são profissionais de extrema relevância para todos nós, pois, sem eles, com certeza as ruas estariam sujas, repletas de lixo, ou seja, um verdadeiro caos. Portanto, da próxima vez que for descartar seu lixo, pense duas vezes na segurança de quem irá recolhê-lo e manuseá-lo. 

Publicidade

Veja também