Marcel Sachetti é destaque em aplicativo mundial de fotografias 

Morador de Prudente coleciona 275 imagens vencedoras de diversas categorias e se prepara para ter suas fotos expostas na Austrália e na Espanha, em abril

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 12/02/2021
Horário 03:34
Foto: Marcel Sachetti
Imagem de descarga elétrica feita por Marcel será exposta na Espanha no mês de abril 
Imagem de descarga elétrica feita por Marcel será exposta na Espanha no mês de abril 

Classificado como uma plataforma mundial feita para amantes da fotografia, o aplicativo GuruShots afirma ser um local que visa fomentar a maneira com que as pessoas interagem com suas produções, transformando a prática da fotografia em algo ainda mais divertido e recompensador. Como uma espécie de “jogo”, o aplicativo cria mais de 50 desafios por mês, que reúnem 6 bilhões de votos mensalmente, em que os usuários poderão participar, votando e sendo votados, o que faz com que, em cada proposta, os fotógrafos conquistem pontuações e níveis que possibilitam premiações pelo destaque. 
Entre os “feras” do aplicativo, está o fotógrafo e músico de Presidente Prudente, Marcel Sachetti, 38 anos, que coleciona 275 fotografias vencedoras das mais variadas categorias, e com trabalhos que serão expostos na Austrália e na Espanha, em abril, e na revista "Amateur Photographer", no próximo mês.
O contato do profissional com a fotografia começou em meados de 2004, sendo que desde então Marcel afirma que tem se transformado, reinventado e reencontrado através dessa arte, que ele chamaria de estilo de vida atualmente. “Estou resistindo já tem quase 20 anos de forma totalmente independente nessa área, ainda que por vias árduas, confesso”. 
A plataforma GuruShots chegou até ele 2016, quando já começou a conquistar alguns desafios, que na época premiavam com bônus de acesso às ferramentas do próprio aplicativo. “Acabei deixando a plataforma por alguns anos e retornei em 2020, alcançando até aqui níveis profissionais ainda maiores que os anteriores e que me abriram oportunidades, por exemplo, de poder pagar uma taxa e concorrer entre fotógrafos do mundo todo para expor em galerias”. 
O nível dele no aplicativo é o Expert, com 135,775 pontos, que seria uma espécie de pontuação profissional. Os selos já premiados variam, por exemplo, entre os “Escolhidos para Exibição”, “Selecionados para Revista”, “Guru Pick”, que é o selo de maior prestígio, “Elite Level”, “All Star Level” e outros.

Reconhecimento mundial

E assim foi o caso de duas fotografias selecionadas para compor uma classificação de nível elevadíssimo no aplicativo. Uma delas em Melbourne, na Austrália, nos dias 16 e 18 de abril, na Laurent Gallery, e outra em Barcelona, na Espanha, nos dias 11 e 12 de abril, na Galería Valid Foto BCN. “O tema do desafio de Melbourne se tratava de uma composição criativa, e em dezembro produzi uma série de fotografias com materiais de artesanato da minha namorada. Uma dessas fotos eu enviei ao desafio e obtive o maior nível de votos da categoria, sendo assim, pude pagar pela oportunidade de ser escolhido pela curadoria e ter minha foto exposta”. 
Da mesma forma foi o desafio de Barcelona, de Fotografia de Rua, em que foi selecionado também com uma foto de Presidente Prudente, quando registrou uma descarga elétrica, no ano retrasado. “O aplicativo contribui de inúmeras formas. Vale lembrar que a plataforma atualmente é considerada um portfólio digital para muitos profissionais da área e de enorme credibilidade pelo nível e qualidade. Fiz algumas pontes com outros fotógrafos, um deles o premiado fotógrafo australiano Josh Beames, que permitiu um network e trocas de experiências que eu jamais imaginaria”.

Sensação de dever cumprido

Marcel expõe que ficou extremamente feliz com o reconhecimento que teve, em especial com as exposições marcadas e publicação na revista, e ressaltou que deve muito ao irmão dele, João Pedro, que o incentivou e optou, inclusive, por bancar essas oportunidades que acabaram virando algo de valor muito além dos propostos. “Assim como o valor que atribuo ao contexto da fortaleza que é minha família e a força que sempre deram pra essa minha ‘arte teimosa’, bem como as pessoas do meu convívio diário que são todo meu fundamento como ser capaz para isso”.

Foto: Marcel Sachetti 

Boa pontuação no aplicativo premiou fotografia, com matérias de artesanato, que será exposta na Austrália



 

Publicidade

Veja também