Máscara: prevenção e cuidado

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/05/2020
Horário 04:39

É vivido um momento diferente, para não dizer "estranho". Em alguns municípios, a obrigatoriedade das máscaras já era uma realidade. Agora, o uso delas foi enfatizado pelo Estado de São Paulo. Um costume adotado em muitas localidades espalhadas pelo Brasil e mundo.

São muitos os estilos delas. Basta procurar costureiras ou locais que estão vendendo ou doando o item. Há muitas cidades doando máscaras, bem como empresas e grupos de pessoas.

Há muitos modelos, cores estampas. Para as crianças, tecidos estampados e coloridos, com brincadeiras e bichinhos. Uma forma de alegrar os pequenos e fazer com que eles entendam a importância e necessidade do uso consciente delas.

Muitos países, principalmente os orientais, já possuem esse hábito de uso há muitos anos. E, é algo essencial diante do combate à pandemia do coronavírus, com muitos estudos que comprovam a diminuição da possibilidade de contágio. Por isso, a importância do seu uso. Para proteger e se proteger.

Essencial também se atentar ao uso correto das máscaras. Como colocar e retirar. Como higienizar. Uma das possibilidades de limpeza é imergir em solução de hipoclorito (na concentração de 0,04% - solução de 10 ml de água sanitária + 490 ml de água) por 30 minutos. Enxaguar a máscara e lavar com água e sabão e permitir secagem completa (preferencialmente ao sol). Importante passar com ferro e guardar em sacos plásticos limpos, embaladas individualmente. Fundamental manter e saber de tudo isso. Para a prevenção de tudo.

São tempos difíceis, diferente de tudo o que já vivemos até hoje. É preciso muito amor, empatia e paciência. Se cada um fizer sua parte, logo tudo isso vai passar e, com certeza, todos sairão mais forte dessa fase tão difícil para todos. Vamos acreditar e confiar que dias melhores estão por vir e que a cada dia é um dia de vitória e um dia a menos para tudo começar a voltar ao normal.

Publicidade

Veja também