Meio ambiente: a casa do ser humano

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 22/09/2020
Horário 04:55

Quando se fala em meio ambiente, a imagem de árvore sempre vem à memória. É ela uma das protagonistas deste montante de coisas que formam a natureza. Em tempos em que esse assunto é tão falado, principalmente, por conta das queimadas que atingem as matas brasileiras, inclusive na região, o Dia da Árvore foi comemorado ontem. Mesmo que simbolicamente, ações foram realizadas na data especial, lembrando sempre que é essencial manter essa mãe natureza viva, já que é tão essencial na vida do ser humano.
O meio ambiente refere-se ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Humanos e o meio ambiente fazem parte do mesmo sistema orgânico. Assim, mais uma prova de que as árvores são fundamentais e todas as ações voltadas a esse meio preservam e melhoram a qualidade de vida de todos. 
Essa data sempre foi marcada por muitas ações de organizações, escolas, órgãos municiais e entidades, com a realização de muitos eventos, gincanas e concursos. Por conta da pandemia do novo coronavirus, a celebração foi mais tímida, mas, certamente lembrada. Um exemplo foi a ação ao Dia da Árvore e ao Dia do Policial Militar Ambiental, realizada pela 3ª Companhia de Policiamento, que fez o plantio de duas espécies no Parque do Povo, uma forma de simbolizar a data especial. A ação faz parte da Operação Jequitibá – Gigantes da Natureza, que ocorre simultaneamente em todo o Estado de São Paulo. O Dia da Árvore é celebrado no dia 21 de setembro, e leva a denominação em razão da primavera, época em que as cidades ficam mais alegres devido ao colorido das flores.
Vale enfatizar que essa consciência de preservação e manutenção das árvores e meio ambiente deve ser espalhada e explicada para todos, em especial às crianças, para que cresçam sabendo da importância de tudo isso para a sua própria vida.

Publicidade

Veja também