Melhora do ensino

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 09/05/2021
Horário 04:08

Para contribuir com a melhora do ensino municipal em Presidente Prudente, o vereador Demerson Dias (PSB) está empenhado em que seja adotado um dos mecanismos utilizado no estado do Ceará que detém o melhor resultado em alfabetização no Brasil.

ACIMA DA MÉDIA
Resultado obtido no Seab (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os estudantes cearenses apresentaram em 2019 as melhores habilidades em língua portuguesa e matemática, com as respectivas proficiências médias de 765,50 e 769,32.

CRIAÇÃO DO FUNDAE
Dermerson está propondo a criação do Fundae (Fundo para o Desenvolvimento e Autonomia da Escola), a partir de estudo técnico da Secretaria Municipal de Finanças e Secretaria Municipal da Educação.

DESPESAS COTIDIANAS
O Fundae tem o objetivo financiar despesas cotidianas nas escolas, mediante recursos municipais e através de conselho formado por pais, alunos e funcionários que escolherão a forma de gastos e traçarão as suas próprias metas.

SESSÃO DE AMANHÃ
Requerimento nesse sentido será apresentado para ser apreciado e votado na sessão ordinária de amanhã, a ser realizada às 16h com transmissão ao vivo pele TV Câmara, o canal da Câmara Municipal no YouTube.

CRIAÇÃO DA SEAGRI
Na sessão desta segunda-feira (10) é bem provável que seja colocado em votação o projeto do prefeito Ed Thomas (PSB) de criação da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

MAIS MULHERES
A cientista política e deputada federal Tabata Amaral (PDT) está empenhada em aumentar o número de mulheres na política brasileira. Projeto de sua autoria propõe bônus financeiro os partidos pelos votos de suas candidatas.

VERBA MAIOR
A proposta é de que a sigla com votação maior que a média nacional, proporcionalmente, receba até 10% a mais da verba pública à qual tem direito. Os partidos que não atingirem o índice perderão parte do dinheiro.

REFORMA ELEITORAL
Por outro lado e como parte das formulações de propostas da reforma eleitoral, na câmara dos deputados as discussões passam por reserva de vagas para mulheres nos poderes legislativos: nas assembleias estaduais e câmaras federal e municipais.

PROPOSTA DE RESERVA
A relatora da reforma eleitoral, deputada Renata Abreu (Pode), deverá incorporar a proposta de reserva de vagas no texto que irá produzir, em busca de garantir 15% das cadeiras legislativas para as mulheres.

ACIMA DA COTA
Em Prudente, a composição da atual legislatura tem 23% de mulheres em relação ao número total de cadeiras, que são 13. Percentual que sobe para 30% considerando as mulheres em relação aos homens.  

VOZES FEMININAS
As vereadoras atuais, por ordem alfabética, são Joana D´Arc (PSB), Miriam Brandão (Patriota) e Nathalia Gonzaga (PSDB). São vozes femininas na Câmara Municipal com produção legislativa de qualidade em prol de toda a população.

Publicidade

Veja também