Milhares de eleitores podem deixar de cumprir o seu papel

EDITORIAL -

Data 24/12/2019
Horário 04:10

A corrupção no Brasil não é nenhuma novidade e talvez seja um dos maiores problemas que enfrentamos hoje. Muitos políticos, que deveriam estar fazendo algo de bom pelo país, são comumente envolvidos em desvios de verbas públicas, lavagem de dinheiro, pagamento de propinas, abuso de poder ou, até mesmo, já se encontram atrás das grades. E todos eles, sem exceção, foram eleitos pelo povo.

Termina um mandato, começa outro, e as pessoas deixam os representantes fazerem o que bem entendem com seus cargos. Não cobram, não fiscalizam. Muitos nem se lembram em quem votaram da última vez. Neste próximo ano, ocorrem as eleições municipais. Mais uma oportunidade de, pelo menos, tentar mudar o cenário e renovar as cadeiras.

Mas será que todos os eleitores estão preparados? Os números, conforme levantamento realizado na última semana, no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), preocupam. Na quinta-feira, quando foi encerrado o prazo para a realização da biometria em Presidente Prudente, a quantidade de pessoas que deixaram de comparecer ao cartório para efetuar o cadastro era de 34.718.

Estes faltantes, o que representa 19,55% do eleitorado prudentino, que é de 177.580 eleitores, sofrerão as consequências previamente avisadas pela Justiça Eleitoral. Terão o título cancelado e se a regularização não for feita a tempo, correm o risco de não poder votar no pleito municipal; ficarão impedidos de participar de concursos públicos e emitir passaporte e carteira de identidade; além de não conseguir se matricular em instituições de ensino e, se tiver função ou emprego público, terá o salário bloqueado.

Os números concretos, já que a situação de alguns ainda está em processamento, serão divulgados na próxima semana. A partir do dia 7, quando os cartórios voltarem a abrir, os eleitores já podem procurar os cartórios para regularizar a situação, o que não ocorrerá imediatamente. Primeiro os títulos serão cancelados – processo que deve ocorrer entre janeiro e fevereiro. Só depois disso, a solicitação do novo documento será enviada.

É difícil entender, após tanta divulgação sobre o cadastro biométrico, que começou por aqui no início do ano, inúmeros plantões realizados, até mesmo aos sábados, tanta gente ainda mostre falta de comprometimento. Na próxima semana, entramos em 2020. Um ano que pode, dependendo do nosso voto, melhorar a nossa cidade. Sem o título em mãos, milhares de eleitores, infelizmente, poderão deixar de cumprir o seu papel.

Publicidade

Veja também