Monitorar a concorrência

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 15/05/2021
Horário 04:30

Este é o terceiro artigo de uma série de seis disponibilizados semanalmente! Os temas são baseados nos fatores, identificados em pesquisas, que levam as empresas à falência. Pesquisas divulgadas amplamente pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que evidenciam os principais pontos que levam à insolvência da empresa, como também os pontos que merecem atenção para aumentar as chances de sucesso. O primeiro artigo foi sobre público-alvo; o segundo sobre capital de giro; e, neste aqui, falaremos sobre a importância de analisar a concorrência e como fazer isso.
Importante frisar que a sua empresa precisa ter personalidade própria e não viver em função do que a concorrência pensa, faz ou deixa de fazer. Contudo, ignorá-la é tão perigoso para a sobrevivência dos seus negócios quanto exagerar nesta preocupação. Como sempre, é preciso equilíbrio e foco. Conhecer a concorrência e monitorá-la é importante sim, em especial para posicionar-se no mercado. Afinal o consumidor fará as comparações e o empresário precisa estar pronto para responder a elas. 

A sua empresa precisa ter personalidade própria e não viver em função do que a concorrência pensa, faz ou deixa de fazer

Outro ponto é que aprender com a concorrência não se trata de copiá-la, mas sim inspirar-se naquilo que funciona, melhorar seus processos e se diferenciar nos pontos que deixam a desejar. É provável que seus concorrentes estejam fazendo o mesmo. Este processo é saudável, legal, mantém a equipe em alerta e o consumidor só tem a ganhar com as inovações. As principais deficiências e qualidades da concorrência ajudam a perceber qual a melhor estratégia para sua empresa e as possíveis investidas no mercado consumidor para aumento de vendas e faturamento.
Para fazer as primeiras pesquisas, também conhecidas como “benchmarking”, identifique os concorrentes e busque informações que estão disponíveis publicamente como: sites, redes sociais e vitrines com foco nas boas práticas e pontos a serem melhorados. Para organizar, analisar e tomar decisões sobre as informações levantadas, a ferramenta indicada é o SWOT ou FOFA, existe um vasto material disponível sobre o assunto na internet. Monitorar a concorrência com equilíbrio é indispensável para aumentar as chances de sucesso da sua empresa!


 

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