Morte em Estrela do Norte

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 30/08/2020
Horário 03:38

A Prefeitura de Estrela do Norte confirmou a primeira morte causada pela Covid-19 no município também na quinta-feira. Outro caso segue em investigação.

Kit alimentação escolar

Alunos da rede municipal de ensino de Pirapozinho receberam, nesta semana, mais um kit de alimentação escolar. A distribuição do segundo kit gerou bastante polêmica, muitas famílias questionaram a quantidade de alimentos distribuídos comparado com a primeira distribuição. Cabe ressaltar que o kit de alimentação escolar é um reforço para alimentação dos alunos da rede municipal que, por conta da pandemia, estão em casa, não se trata de uma cesta básica de alimentação para a família dos estudantes. O fato é que o primeiro kit distribuído contou com reforços de alimentos que estavam estocados na cozinha-piloto e que, para não serem desperdiçados, foram remanejados para a segurança alimentar dos alunos no início da quarentena e fechamento das unidades escolares.

Dificuldades socioeconômicas

A crise trouxe muitas dificuldades financeiras e havia muita expectativa para a entrega do kit como ajuda na alimentação não só dos alunos da rede municipal, mas de toda a sua família. Nas cidades da região, percebemos um esforço da comunidade para arrecadar alimentos e distribuir às famílias carentes, poucas iniciativas dos governos locais para apoiar pessoas que enfrentam dificuldades neste momento. Sentimos falta de, efetivamente, no caso de Pirapozinho, especificamente no caso do apoio à segurança alimentar das crianças, de um envolvimento mais direto dos dirigentes para identificar famílias em situação de vulnerabilidade maior, seja pela perda do emprego, redução de salário, enfim, contribuir de alguma maneira para ajudá-las neste momento. Sabemos que a verba usada para o kit é "carimbada" para uso na merenda escolar e, portanto, só deve ser revertida para os alunos da rede municipal, mas é preciso um esforço também, com outros recursos, para minimizar as dificuldades de quem tanto necessita.

Lixo irregular

Consciência coletiva sempre. A coluna já trouxe diversos relatos de descaso da própria população que descarta lixo irregularmente, seja em terrenos baldios ou na beira de estrada, atenção no descarte. Máscara nas ruas, carcaças de eletrodomésticos depositados em terrenos nas proximidades da Vila Marques, foram alguns flagrantes da semana. Já pontuamos outras vezes: não adianta o poder público fazer sua parte, se cada um de nós não fizer a nossa parte. Pense coletivo.

Fora dos trilhos

A TV Fronteira exibiu na segunda edição do Fronteira Notícias, uma série sobre o transporte ferroviário no oeste paulista. Três reportagens incríveis que nos fizeram viajar pelo tempo, refletir sobre o passado, presente e o futuro da ferrovia. Eu, particularmente, fiz uma viagem incrível no tempo, já que viajei de trem ainda criança para visitar meus avós e familiares na região, quando ainda morava na capital. Sobre o futuro, são várias iniciativas, especialmente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), que apontam a demanda existente para reativar o transporte de cargas. Parabéns equipe do FN2, Cássia Mota, Marcos Junior, Murilo Zara e os cinegrafistas Adilson Vieira, Claudio Ferreira e João Lucas Martins. Excelente semana para todos e até a próxima edição.

Publicidade

Veja também