Motorista, deixe o copo de lado e dirija com atenção!

EDITORIAL -

Data 21/12/2019
Horário 04:05

A todo momento, infrações de trânsito podem ser vistas com frequência nas principais ruas e avenidas de Presidente Prudente. Não só a nível municipal, mas nacional. O não respeito ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro) aumenta o risco de acidentes e, como consequência, leva à morte de motoristas, passageiros e pedestres. No período de férias e comemorações de final de ano, a desobediência tende a aumentar, principalmente, os casos que envolvem embriaguez ao volante – mau hábito que precisa ser repensado pelos infratores.

“Um copo... dois copos... três copos”. Em questão de minutos, o cidadão começa a agir por impulso, sentir dificuldades na fala, ter visões turvas e, conscientemente ou não, toma a condução do veículo por entre as vias da cidade. Mesmo sabendo que direção e álcool não combinam, a euforia do momento permite que o condutor coloque em risco a própria vida e da comunidade. Não existe desculpa para quem dirige sob efeito de bebida alcóolica! Um copo é o bastante para ocasionar acidentes. Até mesmo “duas latinhas”.

Na edição online deste diário, noticiamos a prisão em flagrante de um homem de 30 anos, por embriaguez ao volante. Na madrugada de ontem, o indivíduo se envolveu em um acidente na Avenida Manoel Goulart, em Prudente, que deixou dois ocupantes de uma moto com politraumatismo. Não foi constatada que a causa da colisão tenha sido a embriaguez, o que será apurado. Mas a colisão poderia ter sido evitada caso estivesse dirigindo com prudência.

E não é por falta de fiscalização que os motoristas sentem liberdade em cometer infrações que envolvem alcoolemia. Constantemente, policiais militares e outros órgãos efetuam blitz em diversos pontos da cidade a fim de orientar os motoristas quanto aos riscos. A intenção, como já frisado nas reportagens, não é prender o condutor, mas fazer com que ele se reeduque e passe a cuidar tanto da vida dele quanto a do próximo.  

Mas a mudança pode estar longe de se aparecer. É aquela velha história: “enquanto não acontecer comigo, vou continuar bebendo”.

Publicidade

Veja também