Museu: uma fonte privilegiada de conhecimento

EDITORIAL -

Data 08/01/2021
Horário 04:15

Até poucos anos atrás, um museu era visto apenas com a finalidade de guardar objetos antigos e preservar bens culturais. Hoje, ultrapassou esta simples função de “depósito” e assumiu várias tarefas, como o ensino da arte, através de cursos e oficinas, a realização de exposições e exibição de filmes. Muitos deles se encontram equipados até mesmo com bibliotecas e auditórios para palestras e debates, entre outros eventos. 
Os públicos também são diversos. Durante todo o ano, inúmeras escolas visitam estas unidades, com o objetivo de conhecer o acervo, participar de semanas comemorativas, como a do folclore ou do índio, por exemplo, ou simplesmente promover um momento de lazer e conhecimento entre seus alunos. 
Assim tem sido, ano a ano, no Cemaarq (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia), da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), de Presidente Prudente que, no momento, encontra-se com as atividades suspensas, devido à pandemia.
No ano passado, também na cidade, o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto foi revitalizado. Ocupando uma área total de 5.176 metros quadrados, o espaço recebeu nova pintura, teve executado todo o trabalho de paisagismo do jardim e ainda ganhou um novo atrativo, que é o vagão de trem que estava no IBC e agora - quando reabrir - receberá atividades diversas. Próximo ao local, foi criado também um espaço de convivência, que pode ser utilizado para a prática de leitura e estudos.
Em Teodoro Sampaio, conforme noticiado na edição de ontem, foi inaugurado recentemente, na Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz – PEI (Programa Ensino Integral), o Museu Histórico Escolar Arnóbio Avelino Pereira, um espaço com acervo permanente de peças e documentos de valores históricos e culturais, que têm como finalidade o uso pedagógico, além de resgatar e preservar a memória regional.   
Até dezembro, tinham sido catalogados 56 objetos, entre utensílios e aparelhos domésticos, instrumentos de trabalho, fotografias, bandeiras, peças de ferro muito utilizadas antigamente... A ideia, após o retorno das aulas, é dar sequência à arrecadação, mobilizando para isso, alunos e também a comunidade em geral. Fazendo todos reconhecerem, preservarem e valorizarem o que já passou e fez sucesso por aqui. 
A preservação e conservação das peças pertencentes a um museu são fundamentais para manter viva a memória de um povo. São objetos que trazem informações, modos de vida, histórias... E mais do que abrigar os registros do tempo, tornou-se hoje um espaço a serviço do conhecimento, da educação e cultura, fatores primordiais para o desenvolvimento da sociedade. 


 

Publicidade

Veja também