Música: uma boa maneira de auxiliar no desenvolvimento das crianças

EDITORIAL -

Data 23/07/2019
Horário 05:00

A boa música, quando trabalhada de maneira apropriada com as crianças, só tende a proporcionar efeitos positivos. A sonorização harmoniosa, os instrumentos musicais, quando unidos, proporcionam momentos de lazer e paz entre os pequenos.

Oferecer este tipo de atividade para um grupo de crianças é despertar neles a curiosidade por algo tão bonito e encantador.

Em uma breve pesquisa na internet, é possível entender que a música tem um grande poder de interação. E, desde muito cedo, adquire significativa relevância na vida de uma criança despertando sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem e instigar a memória das pessoas. “A musicalização abraça aspectos importantes com propósitos educacionais, e é um apetrecho que assessora o educador a cumprir bem o seu papel, visto que educar exige doses de emoção, alegria, compromisso, além de trazer experiências que enriquecem a relação entre professor e alunos”.

Há muitas escolas e entidades que oferecem cursos e oficinas de música, pois, já sabem da importância desta atividade para o desenvolvimento dos pequenos. Um destes exemplos está na edição de O Imparcial desta terça-feira. Crianças da LBV (Legião da Boa Vontade) de Presidente Prudente aprendem sobre musicalização em oficina. Dentro do programa “Criança: Futuro no Presente!”, meninas e meninos de 6 a 15 anos, têm contato com o violino, a flauta doce, violão e com a história da música, além de conhecerem sobre compositores nacionais e internacionais, por meio da oficina de musicalização. O compromisso da instituição é despertar, por meio de iniciativas lúdicas, culturais, artísticas e esportivas, bons valores e importantes habilidades que poderão influenciar diretamente para que sejam protagonistas de suas vidas.

A musicalização nesta etapa da vida pode beneficiar o desenvolvimento integral das crianças. É um elemento socializador e ampliador de seus conhecimentos. Proporciona ainda relaxamento e concentração, levando-os também a refletirem sobre sua convivência escolar e social.

Publicidade

Veja também