Músicos prudentinos dividem palco em Barretos

-

Data 19/08/2018
Horário 04:30
Cedida - Anselmo e Ajala: ela no violão e voz, ele com a viola de plano de fundo
Cedida - Anselmo e Ajala: ela no violão e voz, ele com a viola de plano de fundo

O maior festival de música sertaneja da América Latina vem chegando, o 35º Festival Violeira Rose Abrão, em Barretos. E para satisfação local, neste ano, o palco Culturando apresenta dois representantes da música prudentina: a cantora Cida Ajala e Anselmo Ferreira da Silva, maestro da Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente. O show que abre o evento será às 19h do dia 22, na maior festa de peão do país. Os artistas irão acompanhados do produtor musical Haroldo Lobo Garcia e o harpista Derlis Fernandes.

Segundo Cida Ajala, a apresentação terá duração de 50 minutos com um repertório de 12 canções. Destas, a cantora explica que fez uma mescla entre faixas autorais e contribuições de outros compositores. Além disso, adianta que durante o show haverá um momento de louvor a Deus e de música instrumental de Anselmo e Derlis.  “Vou cantar em português, castelhano e guarani faixas que fazem parte do meu novo projeto chamado ‘Raízes Latinas’”, explica.

De acordo com a sertaneja, o público que estiver presente poderá contemplar uma noite com um grande cunho espiritual. “Quando canto minhas músicas sinto que as pessoas se sentem tocadas, viajam no tempo, trazem memórias da infância, do passado, então será um momento muito especial com o bom e velho sertanejo raiz [risos]”, expõe.

Maestro da Orquestra Municipal de Viola há oito anos, Anselmo vê nesse show a oportunidade, a chance de divulgar o trabalho dos artistas locais. Segundo ele, um festival deste patamar serve como uma vitrine para que o país todo veja a qualidade das produções do interior de São Paulo.

“Nosso objetivo é fazer uma boa apresentação para que as pessoas vejam que temos artistas do mesmo nível dos que tocam em Barretos, nossa ideia é valorizar nosso trabalho”, frisa.

Responsável pela viola que irá acompanhar o violão e a voz de Cida, o maestro conta que conheceu o trabalho da sertaneja há dois anos quando a mesma começou a frequentar a orquestra. “Foi convite deles [Haroldo e Cida] então a expectativa só pode ser boa, sei que juntos faremos uma boa apresentação”, acredita.

Cedida - Músicos que acompanharão Cida tocam com ela em todos os shows

Fazendo as malas

Produtor há sete anos, Haroldo conheceu Anselmo e Cida por meio da orquestra de viola. De acordo com ele, a oportunidade de acompanhar os músicos ao festival surgiu por meio de um amigo envolvido na produção do evento. “Os artistas que vão se apresentar lá passaram por um processo seletivo, mas a Cida não. Acredito que seja por ser uma referência ao estilo raiz aqui na região e também por ser mulher [levando em consideração que o festival leva o nome de uma violeira]”, explana Haroldo.

Ele diz que esse palco em que se apresentarão, visa a preservação da cultura raiz, daí o nome “Culturando”, e acredita que a música de Cida Ajala se encaixa perfeitamente nesse quesito. “Além disso, vai ser a chance de conseguir novos seguidores deste estilo, agradar os que já são fãs. Popularizar o sertanejo raiz”, frisa.

Além disso, assim como Anselmo, Haroldo observa no evento a chance de fazer o nome da região no aspecto produção musical. “A Cida produz cultura para uma área que não é tão comercial, então é importante fazer nosso espaço, buscar notoriedade”, destaca.

“Nosso objetivo é fazer uma boa apresentação para que as pessoas vejam que nós temos artistas do mesmo nível dos que tocam em Barretos, nossa ideia é valorizar nosso trabalho”

Anselmo Ferreira da Silva

maestro da Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente

 

Cedida - Raízes paraguaias uniu Cida e Delis Fernandes, harpista paraguaio

 

 

Publicidade

Veja também