Natação: o que seu filho tem a ganhar

Jair Rodrigues Garcia Júnior

O prof. Fabricio Madureira, conhecido professor de natação que reside em Santos e ministra cursos em todo o Brasil, costuma mostrar em suas apresentações o teste que faz com seus alunos, diante dos olhos dos pais, no festival de final de ano da academia onde coordena uma equipe de professores. Esse teste acontece após a criança ter aprendido e praticado durante vários meses as habilidades para sobrevivência aquática.

 

SEGURANÇA
O teste pode ser assim resumido: a criança está de roupas e calçados, pois incidentes na água não acontecem apenas com crianças de maiô, e está com uma venda preta nos olhos, pois pode acontecer à noite num lugar sem iluminação. O teste é realizado com crianças bem orientadas e preparadas, com a supervisão próxima e dentro da piscina dos professores. Então a criança é jogada na piscina de 3m de profundidade a uma distância de 1m ou mais da borda. A criança deve então usar as habilidades aprendidas para sair da piscina com segurança.

HABILIDADES 1
Fazem parte das habilidades aprendidas pela criança se manter calma e saber o que fazer quando cai na água. Estando inicialmente submersa, a criança deve usar sua habilidade de apneia por alguns segundos até se movimentar para cima e retirar a cabeça da água para respirar. Usa a habilidade de apneia intermitente quando submerge momentaneamente e depois volta a respirar. Usa sua habilidade de flutuação para não ficar se movimentando desnecessariamente na água e se cansar.

HABILIDADES 2
Tendo usado as primeiras habilidades descritas, a criança está relativamente segura até ser notada e resgatada por um adulto ou usar suas demais habilidades para sair da água por si mesma. Para isso, usa as habilidades de mudança de decúbito (ficar de costas para flutuar ou de frente para se deslocar). Usa as habilidades de deslocamento e deslocamento com flutuação, pois já aprendeu e desenvolveu o conhecido nado cachorrinho com a movimentação dos braços e pernas. Também tem habilidade de mudar de direção durante o deslocamento e de sair da água quando chegar à borda da piscina.

RESPEITO
Nas aulas de sobrevivência aquática a criança aprende a ter respeito e medo pelo que pode acontecer na água se for negligente e irresponsável. Por exemplo, saltar em piscina que não sabe a profundidade ou brincar de forma perigosa na beirada ou dentro da piscina. Em represas, rios e no mar, as habilidades aprendidas podem garantir a vida em caso de acidente, porém os cuidados dos pais com criança devem ser de 100% em qualquer ambiente com água.

PASSO SEGUINTE
Como evolução natural das habilidades de sobrevivência aquática deve ocorrer a aprendizagem dos quatro nados (costa, crawl, peito e borboleta), do nado submerso em distâncias maiores e outras habilidades. O desenvolvimento psicomotor e de capacidades específicas como coordenação, resistência e autoconfiança da criança são grandemente beneficiados com a prática da natação.

 

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