Nem só de lendas se faz o folclore...

EDITORIAL -

Data 25/08/2021
Horário 04:15

No domingo, 22 de agosto, foi celebrado o Dia do Folclore brasileiro. Em alusão à data, instituições de ensino anualmente preparam aulas especiais e exposições, que exaltam as tradições e manifestações populares do nosso país. A programação, muitas vezes, segue por todo o mês.    
Em Presidente Prudente, a Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), realizou no fim de semana, a primeira edição do evento “Uma noite no museu”. A festa ocorreu no Museu e Arquivo Histórico Antônio Sandoval Netto, das 18h às 22h, e tinha a previsão de receber aproximadamente 500 pessoas. Mas a adesão do público surpreendeu e, ao final, atingiu a marca de 3 mil participantes.
Quem passou por lá conferiu além dos tradicionais personagens do folclore, como mula sem cabeça, Saci-pererê, boto cor-de rosa, curupira, boitatá, lobisomem e a sereia Iara, apresentações de capoeira, exposições diversas, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão-doce, além de ampla praça de alimentação. Respeitando os protocolos sanitários, bem como a utilização obrigatória de máscara e álcool em gel, e o distanciamento social, o evento foi um sucesso e conseguiu atingir seu objetivo: fazer história! Levou cultura de forma diferenciada a diversos tipos de público, e o melhor, tudo gratuito! Uma oportunidade de muitas pessoas também - acreditem - conhecerem o museu e o que é oferecido por lá. 
O folclore traz nas lendas, contos, ditados populares, danças e pratos típicos, entre outros, as características e cultura de um povo. As festas típicas também ajudam a construir laços e a perpetuar a cultura nacional. Entre as principais podemos citar como exemplo o carnaval, que é a mais popular do país. Acontece em quase todas as cidades, sendo que cada região tem sua peculiaridade. As roupas usadas, as músicas tocadas, a tradição ou não do desfile das escolas e blocos nas ruas... E as festas juninas? Muito apreciados no Nordeste, estes eventos são realizados em todo o território nacional, com arraiás, comidas típicas, quadrilhas, queima de fogos e até fogueira gigante com shows musicais. 
Quem nunca ouviu falar da Folia de Reis? A manifestação religiosa, que louva os três Reis Magos responsáveis por visitar Jesus Cristo após seu nascimento, ocorre todo dia 6 de janeiro e leva milhares de pessoas cantarolando, com roupas coloridas e brilhantes, para as ruas. Outra manifestação folclórica...
Claro que, com o passar do tempo, algumas coisas se perdem, muitas tradições vão deixando de existir, mas outras surgem e por isso é necessário um resgate constante. Eventos como este, que foi realizado domingo em Prudente, Uma Noite no Museu, são extremamente importantes no sentido de valorizar o folclore brasileiro. E o melhor: através de ações para a comunidade, onde as pessoas podem ter ao mesmo tempo, lazer e acesso ao conhecimento. Viva o folclore, no mês de agosto e sempre!
 

Publicidade

Veja também