Nikkei Fest dá início às atividades nesta sexta

Evento ocorre até domingo com apresentações culturais, concurso Garota e Garotinha Nikkei Fest, praça de alimentação e exposições, além de comemorar 90 anos da Acae

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 03/05/2019
Horário 07:50
José Reis: Edição de 2019 comemora ainda os 90 anos da Acae
José Reis: Edição de 2019 comemora ainda os 90 anos da Acae

O Nikkei Fest, além de ser uma tradição no oeste paulista, é o maior festival de cultura e gastronomia japonesa visto na região de Presidente Prudente, inclusive com público que vem de estados vizinhos, sendo que ele é realizado anualmente desde 2008. Em 2019, a programação de três dias traz entretenimento, a partir de hoje, com apresentações culturais, concurso Garota e Garotinha Nikkei Fest, praça de alimentação da gastronomia japonesa, expositores e workshops, tudo aliado à comemoração dos 90 anos da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva), realizadora e sede da festividade. Portanto, deixe marcado na agenda o compromisso que vai até domingo. “Estamos preparando tudo com o maior carinho para que seja uma edição ainda mais especial, pois aumentamos a programação com convidados muito especiais, a praça de alimentação e também quantidade de expositores, que somam 30 neste ano”, informa a coordenadora geral do Nikkei Fest, Flor Yassuda.

A iniciativa surgiu para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil, cujo objetivo principal era o de divulgar e manter tal cultura. “O sucesso foi garantido pelo trabalho voluntário de aproximadamente 800 pessoas de toda a comunidade. Participaram famílias vindas de toda região e de estados vizinhos, que prestigiarem o evento de repercussão nacional”, afirma a organização.

Dentro das atividades previstas para este ano (veja o box com a programação completa), estão: festival regional com músicas, danças e artes marciais, grupo de mágica e balada, no primeiro dia, grupo com músicas folclóricas japonesas e o Concurso Garota e Garotinha Nikkei Fets, no sábado, e  desfile de cosplays, no domingo. “Esse ano será marcado ainda pelo aniversário da Acae, por isso a importância dessa edição. Queremos fomentar cada dia mais a cultura japonesa que é tão forte em Presidente Prudente e em toda a região. Para nós, voluntários, é gratificante fazer parte de um trabalho tão renomado”, lembra Flor.

Ontem, a equipe esteve na Associação Cultural, Agrícola e Esportiva, onde ocorre a festa, finalizando os preparativos para a festividade a parir de hoje.

Concurso que é tradição

Podem participar do Concurso Garota e Garotinha Nikkei jovens a partir de 15 anos, até 30 anos, que tenham ascendência japonesa comprovada por documentação, além de ser solteira e providenciar duas fotos recentes, de boa qualidade e sem edição.  As inscrições ocorreram até o dia 30 de abril. “Custos de transporte, alimentação e hospedagem são de responsabilidade da candidata. Produção de cabelo e maquiagem são de responsabilidade de equipe da Comissão Organizadora. Para tanto, as candidatas devem estar presentes no camarim do desfile em horário a ser estabelecido”.

Para o traje, é necessário um traje típico japonês, a ser fornecido pela Comissão Organizadora, e biquíni, a ser providenciado pela própria candidata. “O concurso será realizado no dia 4 de maio, durante a realização do Nikkei Fest, com previsão de início às 21h; as candidatas serão avaliadas pela harmonia do conjunto dos seguintes quesitos: beleza de rosto, beleza de corpo, elegância, desenvoltura, simpatia e carisma”.

Conforme a organização, a premiação será realizada no final do concurso, quando serão anunciadas as candidatas eleitas como Garota Nikkei Fest 2019, 1ª Princesa, 2ª Princesa e Garota Simpatia, além da Garota Pontocom escolhida pelos internautas. As vencedoras receberão prêmios oferecidos pelos patrocinadores do concurso. “A Garota Nikkei Fest 2019 estará classificada para a final dos concursos Miss Nikkey São Paulo e Miss Nikkey Brasil, que acontecerão em julho de 2019 em São Paulo”.

 

Programação Nikkei Fest 2019

Sexta Feira

19h – Festival Regional: Músicas, Danças e Artes Marciais

19h45 – Show Musical com Sachiko Ono (São Paulo)

20h30 – Abertura Oficial

21h –The Oriental Magic Show (São Paulo)

21h45 – Grupo Taikô Dantai Fênix Acae

22h30 – Festival Jpop e Kpop

23h – Balada

 

Sábado

16h –Festival Regional: Músicas, Danças e Artes Marciais

16h45 – Grupo MIN Músicas Folclóricas Japonesas (São Paulo)

17h15 – Nihon Buyô Hanabusa Kai (Londrina)

18h – Show Musical Renata Tam e Convidados (Londrina)

18h45 – Tottori Kassa Odori (São Paulo)

19h15 – Grupo Taikô Dantai Fênix ACAE

19h45 – Show Musical Karen Ito (São Paulo)

20h30 – Saito Satoru Ryubu Dojo (São Paulo)

21h – Concurso Garota e Garotinha Nikkei Fest

 

O Mago dos Balões com Luciano Takeda (Taquaritinga)

Grupo Sansey (Londrina)

Réquios Eisá Taikô (Marília)

Resultado Concurso Garota e Garotinha Nikkei Fest

23h30 – Show Dançante Edgar Ishida (São Paulo)

 

Domingo

12h – Festival de Coral Regional

Valsa das Pipas com Ken Yamazato (São Paulo)

12h45 – O Mago dos Balões com Luciano Takeda (Taquaritinga)

13h30 – Festival Regional: Música e Dança

14h15 – Show Musical Dirce Miyahara e Convidados (Campo Grande)

15h – Desfile Cosplay

15h30 – Bon Odori e Matsuri Dance


 

 

 

Publicidade

Veja também