Nome de rua gera transtornos na Vila Santa Izabel

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 12/03/2017
Horário 11:08


Há mais de 30 anos, moradores de uma via da Vila Santa Izabel, em Presidente Prudente, a conhecem por Rua Livre, no entanto, mudanças recentes geraram transtornos não apenas aos residentes, mas a quem presta serviços no local. Isso porque, em 2014, a Câmara Municipal aprovou um PL (projeto de lei), sancionado mais tarde pelo Poder Executivo, que alterava o nome da rua para Rosa Mauri Kuhn, em homenagem a uma cidadã machadense. Desde então, de acordo com os reclamantes, nenhuma placa havia sido afixada no trecho para informar a nova denominação. Há 20 dias, todavia, uma equipe da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) fez a identificação da rua, o que trouxe uma nova surpresa aos munícipes: a denominação informada é Astolfo Nicolau Rosa.

Jornal O Imparcial
Placa informa endereço desconhecido pelos moradores

O aposentado Erasmo Lopes de Faria, 70 anos, expõe que a situação ocasionou um grande impasse, pois os carteiros não estão instruídos sobre a mudança e podem se confundir na hora de entregar as correspondências. Ele aponta que, no carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o endereço constado é Rosa Maria Kuhn, o que não é indicado pelas placas. Anteriormente, nem mesmo o logradouro aprovado pela Câmara era informado na via, posto que não havia placas no local. "Todo mundo conhece por Rua Livre, então, eu mesmo coloquei uma placa com esse nome para orientar os carteiros", comenta. Erasmo diz não entender a mudança da denominação, tendo em vista que "trata-se de uma rua pequena, que cobre dois quarteirões e onde vivem oito famílias", logo, não é significativa para uma alteração.

A aposentada Marilda Padovan, 59 anos, e a dona de casa Neusa Nicolosi Húngaro, 68 anos, ressaltam que os moradores não foram consultados sobre a medida e, quando consultado por um dos vizinhos, o Departamento de Cadastro Técnico da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) comunicou que a alteração deveria ser repercutida junto à Semav. O morador procurou a pasta, a qual "informou que uma visita seria feita ao local dentro de uma semana, o que não ocorreu".

A Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) relatou à reportagem que a Semav enviará uma equipe de fiscais ao local amanhã para apurar a situação e tomar as providências necessárias. "A Semav ressalta que as situações deste tipo podem ser comunicadas diretamente à secretária, pelo telefone 3908-7011", pontua.

 
Publicidade

Veja também