Novo Brasil

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 11/01/2020
Horário 04:15

O artigo anterior “Brasil do presente” tratou da qualidade como algo a ser perseguido em todas as instâncias. Somado a esta linha, li um artigo do consultor Maicon Putti, da Ideia Consultoria, que reforça os bons ares que estão por vir: redução do peso do Estado e da corrupção, infraestrutura, investimento estrangeiro, investidos na bolsa, profissionalização da gestão pública, privatizações e tecnologia.

A inflação caiu para índices históricos, menos de 4%, o dinheiro tem maior valorização. A taxa básica de juros, taxa Selic, caiu para 4,5% ao ano. Dinheiro mais barato para tomada de empréstimos leva muitos investidores a se animarem e colocarem projetos e empreendimento em andamento. O resultado é maior geração de emprego e renda. Puxado por estes fatores, já constata-se redução da taxa de desemprego, fato que fica mais brando se ampliarmos para a quantidade de pessoas que trabalham com Micro Empreendedor Individual, 8,3 milhões. Segundo Putti, “somos um dos países mais empreendedores do mundo”.

Dinheiro mais barato para tomada de empréstimos leva muitos investidores a se animarem e colocarem projetos em andamento

A construção civil, um dos principais motores de crescimento do país, está em crescimento.  O agronegócio é o que tem segurado os resultados no crescimento de nossas riquezas. Segundo Putti, “cresce até 20% a.a. gerando anualmente recordes de safra. O Brasil é o celeiro mundial, onde tecnologia, terra farta e multiculturas se encontram. Empresas do mundo inteiro estão investindo no Brasil, olhando para o futuro do alimento no mundo”. E neste caminho, o trabalho técnico feito e focado nos anseios da população e políticos mais técnicos dão boas direções.

O dilema do “copo meio cheio” ou “meio vazio” é norte neste momento. Claro que não são somente flores, mas o empresário pode escolher em olhar para aquilo que falta ou apostar naquilo que temos de melhor. Como diz Maicon Putti, é hora de “ter fé para acreditar que estamos no caminho certo. De um país justo, eficiente e com um futuro incrível para nós e nossos filhos”. Um novo Brasil!

 

 

 

 

Publicidade

Veja também