Núcleo Tterê enfrenta déficit para suprir serviços

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/05/2019
Horário 08:30
José Reis - Entidade conta com 15 projetos de inclusão social e profissionalização de deficientes
José Reis - Entidade conta com 15 projetos de inclusão social e profissionalização de deficientes

A entidade filantrópica sem fins lucrativos Núcleo Tterê de Trabalho-Realização de Presidente Prudente, que visa profissionalizar e inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, atualmente enfrenta problemas financeiros. Segundo a coordenadora técnica Patrícia Navarro Fernandes Coelho, 50 anos, mesmo sem revelar os valores de receitas e despesas, a falta de dinheiro em caixa faz com que os repasses em âmbito municipal, estadual e federal, muitas vezes não supram as exigências de serviços. “A verba não cobre todo o trabalho e o restante a entidade têm de fazer com recurso próprio”, explica.

Conforme noticiou este periódico, em 2017 a instituição filantrópica afirmou ter sido vítima de um golpe virtual no qual foram subtraídos R$ 32 mil da conta da entidade assistencial, e que até o momento não conseguiu reestabelecer. De acordo com a coordenadora técnica, a instituição atende 242 crianças e adultos e conta com 15 projetos de inclusão social e profissionalização para o mercado de trabalho. “O trabalho que desenvolvemos é justamente recolocar a pessoa com deficiência, muitas vezes excluída de meios ou serviços, de forma que ela possa contribuir com suas famílias e com o seu próprio desenvolvimento”, diz, destacando a necessidade de a entidade continuar prestando serviços.

Como forma de angariar fundos, o Núcleo Tterê realiza projetos, como bingos e chá beneficentes, e também conta com apoio da população. Porém, os encargos comuns no começo do ano aos contribuintes, reduzem as doações financeiras. No dia 18 de abril a entidade passou contar com uma nova diretoria e, como em todas as gestões, será feita uma reunião para firmar metas e organizações incluindo formas e meios para contribuição da sociedade, explica a coordenadora.  

Contribuição social

A entidade filantrópica sem fins lucrativos foi fundada em 18 de abril de 1991, por um grupo de voluntários da sociedade civil, visando profissionalizar e inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e atualmente, também realiza inclusão social de crianças de zero a dez anos com deficiência. O Núcleo Tterê atende pessoas com deficiência física, mental, visual, auditiva, múltipla e crianças e adolescentes em situação de deficiência ou dificuldade de aprendizagem.

A entidade atualmente conta com 45 profissionais que prestam assistência técnica e social aos atendidos e já efetivou mais de 400 colocações contratuais de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com 95% de permanência devido ao desempenho destes novos profissionais.

A coordenadora técnica afirma que a instituição tem um papel importante para o município, pois também presta atendimento de residência inclusiva, que atualmente conta com dez atendidos de 18 a 59 anos, que moram nas dependências da entidade. Após este período, são considerados idosos e passam para o atendimento em outras unidades filantrópicas.

Auxílio

A instituição orienta a comunidade prudentina e toda a região que continue proporcionando apoio das atividades do Núcleo Tterê, contatando por meio do telefone 3905-1463, do site: www.ttere.org.br ou mesmo no endereço Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 7.398, Jardim Regina.

Publicidade

Veja também