O cuidar-se, é diário!                

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 22/04/2020
Horário 06:47

“A imaginação é a metade da doença; a tranquilidade é a metade do remédio; e a paciência é o primeiro passo para a cura” Ibn Sina (980-1037), também conhecido como Avicena, médico e filósofo persa, considerado um dos pais da medicina moderna.

Quiçá, essa pequena introdução nos leve a reflexão do que verdadeiramente possamos fazer se entendermos que, os cuidados que devemos ter para com o nosso corpo e a nossa mente de forma serena, sem exageros, bem pensadas, é bem possível que teremos dias melhores apesar de um tempo indeterminado de confinamento. Estamos a cada instante incansavelmente querendo uma resposta para tudo isso que está acontecendo.

Temos a sensação de que o tempo não passa, e por mais que, muitos de nós estejamos num verdadeiro dilema de nossas vidas, ninguém está fora desse contexto, o que nos acumulam ás ideias. Entramos numa rotina de tarefas, aquelas que nos suportamos num mesmo ambiente e que ainda achamos que não poderemos estar bem. Lembrem-se: serviços de rotina em casa, sem dúvidas, nada fácil, mas é natural, apenas saibamos fazer suas distribuições diárias, para que esse acúmulo não se torne amuleto de sempre estarmos adiando algo. Seja isso na limpeza geral, nos estudos, no trabalho home office, nos relacionamentos e etc, nos resultados que devam ser repassados a terceiros e assim, por diante.

Esperamos que nesses momentos de confinamento não seja possível, caso isso aconteça, fazer de nossos dignos filhos, meros fazedores de tarefas, principalmente quando recebemos uma informação e simplesmente fazemos o repasse, isto é, criarmos grandes copiadores de resoluções, que foram reaprendidas de maneira totalmente impulsivas. Hoje, quando lidamos com as informações que vem numa velocidade imparável, o momento de reflexão praticamente não se permite.

Um verdadeiro trabalho hoje, como consideramos ser um home office, e que muitos estão fazendo exige que naturalmente seja cumprida as suas rotinas diárias, dentro de um horário pré-estabelecido, para que esse sentido de confinamento não se perca de maneira que todos, de alguma forma se abstenha de uma saúde totalmente precária. Quando insinuarmos a tomar algumas medidas muito simples de execução, estamos nos precavendo de uma futura rebeldia doentia, de corpos e mentes cansadas, pois, há a necessidade de saber entre o alimento e o movimento preciso para se dar continuidade a uma vida normal.

 

Publicidade

Veja também