O Imparcial é selecionado para projeto pioneiro

A honraria é concedida no ano em que este veículo completa seu 75° aniversário.

PRUDENTE - Iury Greghi

Data 02/02/2014
Horário 05:36
 

Nas palavras do jornalista Alberto Dines, consagrado personagem da imprensa brasileira, o jornalismo regional exerce a função de "guardião da democracia". A "pequena imprensa", como é carinhosamente chamada, sobrevive em meio a adversidades de toda ordem, ora econômicas, ora políticas, mas se mantém como elemento indispensável na comunidade em que está inserida.

Jornal O Imparcial Participação em projeto pioneiro ocorre no ano em que a família O Imparcial comemora o 75º aniversário

Para estimular o crescimento dos veículos de comunicação regionais, o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) criou o projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), que oferecerá capacitação em técnicas de redação, acesso ao mercado publicitário, gestão financeira e administrativa, tecnologia da informação e em logística e circulação. Vinte e dois jornais de todo o País se candidataram, mas apenas seis foram selecionados. Entre eles, está O Imparcial, único representante da região. A honraria é concedida no ano em que este veículo completa seu 75° aniversário.

O primeiro ato do projeto ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro, quando gestores do Projor visitam os seis veículos, com o objetivo de traçar um diagnóstico detalhado das dificuldades, desafios e demandas das empresas. Para chegar a este quadro, entrevistas serão realizadas com representantes de cada setor, bem como funcionários e dirigentes. No caso de O Imparcial, serão capacitados a redação, o setor de marketing e o de circulação (distribuição dos exemplares). "Com base neste diagnóstico preliminar, traçaremos qual será o modelo de assistência a ser oferecido para cada um desses veículos", explica o presidente do Projor, jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva.

O plano de trabalho não está fechado, uma vez que, segundo Silva, trata-se de um projeto piloto a que os jornais serão submetidos. As metas, entretanto, já estão definidas. "Queremos detectar eventuais pontos fracos dos veículos regionais e elaborar uma proposta contributiva, para que eles se fortaleçam e continuem lutando pelo desenvolvimento da democracia", diz. O projeto será realizado até novembro deste ano, por meio de capacitações presenciais e à distância. As ações ocorrem em parceria com a Gestão de Interesse Público (GIP) e com apoio financeiro da Fundação Ford e Google.

Com base nos resultados desta edição, o instituto pretende encontrar uma metodologia de trabalho que permita ampliar o Grande Pequena Imprensa em 2015, alcançando redações de todas as regiões do País.

 

Seleção

Em novembro do ano passado, representantes dos 22 concorrentes participaram de seminário promovido pelo Projor em São Paulo, com a presença de especialistas do Brasil e do exterior. O diretor-administrativo, Deodato da Silva, e o editor-executivo, Leandro Nigre, representaram O Imparcial no evento. "Recebemos a notícia do convite com muito entusiasmo. O projeto chega ao jornal no momento em que desenvolvemos um grande trabalho para reestruturação do conteúdo, no ajuste do layout gráfico, além dos investimentos que serão destinados à modernização do sistema de impressão. São bons motivos, que estimulam ainda mais a comemoração pelos 75 anos", ressalta Deodato da Silva.

Além deste diário, foram selecionados para o projeto os jornais Folha da Região (Araçatuba), Comércio do Jahu (Jaú), Imprensa Livre (São Sebastião), O Debate (Macaé-RJ) e Jornal do Povo (Três Lagoas-MS).
Publicidade

Veja também