O que você viu da vida?

EDITORIAL -

Data 29/12/2020
Horário 04:15

Enfim, 2020 está chegando no seu final! Um ano em que a percepção de que os dias passaram voando e a ideia de que demoraram estão lado a lado. No total, 366 dias vividos com os mais diversos sentimentos: medo, esperança, surpresa, descontentamento, tristeza, e por que não alegria? O saldo de tudo é e sempre será diferente para cada um. Mas no final das contas, a pergunta que fica é: o que você viu da vida?
Pergunte-se: “O que eu vi da vida?”. As lições que esse ano caótico chamado 2020 promoveu foram ensinadas da pior forma. Mas será que aprendemos? Vimos o outro sofrer, morrer, ter medo, confiar no futuro e ao mesmo tempo ter de conviver com o sentimento da derrota. Isso, como seres humanos, nos aproximou ou nos afastou?
Mais do que nunca tivemos a chance de ter empatia, que é sair do olhar que temos sobre a nossa vida e nossos problemas, para enxergar a percepção que o outro tem sobre a vida dele e os problemas que ele enfrenta. 2020 mostrou o quanto é necessário compreender o outro, agirmos com ações que não só nos beneficiam, mas que não promovam danos a quem está a nossa volta.
Até aqui, vivemos experiências que nos formaram como pessoas, que forneceram alicerce para construir aquilo que chamamos de caráter. Mas nunca imaginamos que uma pandemia tão grave pudesse ressignificar tudo isso. E foi a partir disso, querendo ou não, que tivemos a oportunidade de sermos melhor. E se isso não te fez melhor, nada mais vai fazer.
Então, o que você viu da vida nesse ano? A necessidade de estar mais presente na vida das pessoas? O medo de perder aquilo que você ama, como emprego, sonhos e, o mais importante, alguém importante na sua vida? A esperança de um mundo melhor? Não precisamos de tragédia para entender que somos melhores e, infelizmente, há quem não queira ser melhor.
Encerre o ano colocando na balança. O cara que inventou a demarcação do tempo em dias, semanas, meses e, principalmente, ano, criou também a oportunidade de um recomeço e de entendermos que o tempo passa, mas as coisas boas construídas durante ele é o que somam e o que valem a pena nessa vida. Seja melhor por você, mas principalmente para o outro.
 

Publicidade

Veja também