O voto

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 14/11/2020
Horário 04:28

O voto é a base da democracia, define o futuro do município e, por consequência, do país. Algo tão importante não deveria ser negociado por favores, alguns trocados e promessas de vagas de emprego; fatos que configuram crime eleitoral, mas são difíceis de serem identificados, afinal há conivência, falta de informação e de consciência de eleitores que parecem ignorar a importância do voto e suas consequências.
O ditado que diz “não se discute política, futebol ou religião” faz sentido quando as discussões são inflamadas e a razão é deixada de lado, logo estas precisam ser evitadas. Quanto ao futebol ou religião, este artigo não entrará no mérito, mas quando se trata de política, a discussão é mais do que necessária: em nível de ideias e expectativas, sem idealismo cego ou ataques pessoais. A política é a arte de governar e este é o momento do eleitor se tornar protagonista desta história.

Algo tão importante não deveria ser negociado por favores, alguns trocados e promessas de vagas de emprego

A falta de consciência tem gerado efeitos colaterais nocivos à saúde, ética, moral e financeira da sociedade.  A eleição municipal afeta diretamente o nosso dia a dia: o buraco no asfalto, a sinalização, a iluminação no caminho, a vaga na escola e na creche, o lixo recolhido ou não, a segurança de ir e vir, médicos quando mais se precisa. Como dizia Arnold Toynbee, “o maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam”. 
Não é porque há frustrações com a política que se deve ignorá-la! Nossas vidas são afetadas por quem governa. É a mesma coisa quando há uma decepção com um fornecedor de linhas de celular. Mesmo decepcionado, terá que escolher um outro fornecedor para este serviço básico. Por isto, o voto consciente e as discussões saudáveis sobre ideias, partidos e candidatos, podem ajudar a colocar a nossa sociedade no trilho do desenvolvimento sustentável, na redução das diferenças sociais e aumento da prosperidade. Para tanto, a principal arma para mudança está na mão do eleitor: o voto.


 

Publicidade

Veja também