Olhar para o futuro

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 05/12/2021
Horário 04:10

Esta semana, o TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), por meio do Observatório do Futuro – núcleo de monitoramento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) –, divulgou o relatório baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que reúne os efeitos da pandemia. O material traça um panorama sobre o andamento das políticas públicas relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável das cidades. Esta visão é possível a partir dos dados coletados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) que mede a efetividade das políticas públicas implementadas pelas Prefeituras.

Na visão do índice geral de efetividade
Traremos algumas visões do documento, como a cobertura vacinal de influenza de maiores de 60 anos, que tem relação ao objetivo 3 que é assegurar saúde e bem-estar. Narandiba, 95% Pirapozinho tem 99,51%, Tarabaí 100% e Sandovalina 98,38%. Já no objetivo 6, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento. Apenas Pirapozinho consta instituído um Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento mostra que para o objetivo 4, que trata de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, todos os municípios da microrregião tem Planos Municipais de Educação e de Cargos e Salários para professores. Outro objetivo em destaque é o 11, de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Aqui, as cidades de Pirapozinho, Narandiba e Estrela do Norte têm Coordenadorias de Defesas Civis, já o Plano de Contingência de Defesa Civil, só Narandiba. No que tange à coleta seletiva, apenas Sandovalina não disponibiliza o serviço.

De acordo com o tribunal, o documento espelha o cenário atual e auxilia gestores municipais na tomada de decisões a partir de diagnósticos sólidos da realidade enfrentada especialmente nos anos de pandemia.

Sobre as ODS
Tituladas de ODS, as 17 metas englobam assuntos que vão desde a erradicação da pobreza ao consumo responsável, passando por temas como igualdade de gênero, saúde, combate às mudanças climáticas e fortalecimento das instituições democráticas.

Piscamos os olhos e o Natal está chegando!
Já teve a sensação de que o tempo passa rápido. Já diria o inesquecível personagem de José Wilker: “o tempo urge e a Sapucaí é grande”. Estamos em dezembro e as cidades da região já estão com suas decorações natalinas preparadas e o comércio aguarda a data para recuperar um pouco ante o período de impacto provocado com as restrições durante a pandemia (que não acabou).

Papai Noel em Pirapozinho
A carreata e chegada do bom velhinho já tem dia e horário na cidade, dia 15. O personagem que é um dos símbolos do Natal partirá em carreata da Associação Comercial e Empresarial (ACE Clube) de Pirapozinho.

A programação de Natal segue até o dia 23 e tem apoio da Prefeitura, ACE Clube e Sicredi.

De olho
O vereador Claudinei Dinello (Podemos) recebeu reclamações de moradores e usuários da Estrada Angelo Grizani. O vereador visitou o local e constatou que foi realizado um serviço no acostamento de passagens de tubos, “o aterramento do acostamento ficou mais alto que a pista, o que nas chuvas, as águas correrão no leito da estrada colocando em risco a vida das pessoas”. De olho no problema, o vereador informou aos prefeitos de Narandiba e de Pirapozinho, para que sejam tomadas as providências.

Obras tão esperadas na Vila Santa Rosa
Um dos bairros mais afetados com alagamentos em períodos chuvosos, a Vila Santa Rosa, vive um dos momentos mais esperados há anos: a execução das obras de galeria de águas pluviais, nos trechos da Rua Isidoro Passari e prolongamento da Rua Fortunato Baraldo. O objetivo da obra é reduzir os efeitos negativos das chuvas que já provocaram muita inundação e alagamentos, além claro, é saúde e qualidade de vida para a população. É muito importante este olhar das autoridades para a necessidade destes moradores.

 

Publicidade

Veja também