Olhar sobre a educação estadual

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 14/11/2021
Horário 03:35

Por mais que haja esforços dos governos para a educação, esbarramos em questões como falta de acesso à internet para os alunos que ainda estão acompanhando aulas de forma remota, defasagem é um capítulo à parte, agora livros didáticos insuficientes é inadmissível. É o que a coluna evidenciou em escolas estaduais de Pirapozinho, a quantidade de livros didáticos para alunos do ensino fundamental é insuficiente. Os professores fazem verdadeiros malabarismos, os diretores enxergam soluções para, ao menos, garantir a mínima consulta em sala de aula, durante as atividades. Verdadeiros heróis. Os livros são instrumentos fundamentais para que os alunos possam estudar em casa, consultar e realizar atividades em atraso ou mesmo as atividades diárias. 

ONDE ESTÁ O PODER PÚBLICO?
Estamos em um ano que é véspera de eleições. O que mais vejo são vereadores articulando aqui, deputados destinando verbas ali, e onde estão os representantes do povo que não intervieram para que os alunos tivessem acesso aos livros em quantidade suficiente? Como o Estado envia livros em quantidade insuficiente para todos os alunos? A coluna continuará acompanhando esse fato que é, no mínimo, lastimável.

CUIDADO COM ESCORPIÕES
Essa semana, a coluna registrou vários relatos de moradores do bairro Parque Alvorada com aparecimento de escorpiões. Os aracnídeos foram encontrados em quintais e até na sala de uma moradora. A Prefeitura realizou recentemente uma live para orientar moradores sobre os riscos de acidente com o animal peçonhento. É importante que a população informe às autoridades de saúde sobre os casos.

RISCO DE ACIDENTES
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, “a gravidade do envenenamento geralmente se manifesta dentro das duas primeiras horas do acidente, ou seja, o paciente grave já começa grave desde o início, apresentando precocemente alguns episódios de vômitos que podem evoluir rapidamente para vários episódios”. Para evitar acidentes é importante: evitar o acúmulo de lixo e entulhos no terreno ou quintal, isso atrai baratas e, consequentemente, escorpiões. Para a Prefeitura cabe manter espaços públicos limpos, monitorar casos para controle e, claro, orientação à população.

AGORA COMBATE AO AEDES AEGYPIT
A Divisão Municipal de Saúde, através do Departamento de Controle de Endemias, realizou, de 8 a 12 novembro, a Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses. Uma iniciativa que visa engajar a sociedade civil, organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus. Importante que, cada um pode ajudar no enfrentamento ao mosquito com algumas atividades simples e que podem ser feitas diariamente. Limpar caixas d'água e manter bem fechadas; retirar dos quintais objetos que acumulem água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vasos de planta ou usar areia; lavar periodicamente recipientes de água de consumo animal.

EM NARANDIBA
O Poder Executivo também realizou orientação à população quanto ao combate ao mosquito que transmite a dengue e outras doenças. 

CURSO PROFISSIONALIZANTE
Abertas inscrições para curso de panificação que será realizado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Prefeitura de Pirapozinho. As aulas terão início em 16 de novembro. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Geração de Renda, na Rua Tiradentes, 321, Centro.

UNIFORMES ESPORTIVOS
A Divisão Municipal de Esporte, Cultura e Lazer recebeu na segunda, 5, diversos uniformes esportivos da Secretaria de Estado de Esporte que serão entregues às escolinhas de futebol de Pirapozinho para serem utilizados em treinos. É importante incentivar a prática esportiva, ainda mais se levarmos em consideração as restrições impostas pela pandemia. Excelente feriado!

Publicidade

Veja também